Alunos do Ipsemc/CCI participam de evento especial de assistência à pessoa idosa no Dia Internacional do Idoso

Na amanhã desta segunda (01/10), na Praça Getúlio Vargas, alunos e professores do Programa de Atividades Integrativas do Ipsemc/CCI (Centro de Convivência do Idoso) participam de uma edição especial das “Ações de Assistência à Pessoa Idosa: direitos e cidadania”, evento promovido pela Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas) e Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI).
Na ocasião, houve o pré-lançamento da Exposição “EntreLaços”, idealizada e desenvolvida pela prof.ª de Artes, Walquíria Araújo, cujo objetivo é mostrar a um público variado os artefatos confeccionados na atividade de Artes oferecida pelo Ipsemc/CCI. A exposição conta com 19 conjuntos de bolsas e necessaires decoradas com temas e materiais reciclados diversos sobre algodão cru. As alunas tiveram total liberdade de criação e elaboraram artes em sua maioria representando flores, folhas e animais. As próprias alunas de Artes desfilaram com as bolsas da exposição e foram muito aplaudidas. Para a prof.ª Walquíria “esse tipo de trabalho exercita muito a percepção estética dos alunos, além de promover uma interação e diálogo maior entre elas, pois todas se ajudaram na confecção das bolsas, trocavam ideias sobre acabamento, cores, material etc. E no geral todos estão bem satisfeitos com o resultado da exposição”.
As Ações de Assistência do Idoso envolveram serviços como Cadastramento, atualização do Cad Único e Bolsa Família, orientações sobre direitos e emissão da carteira do idoso, além de acesso a serviços de saúde, como aferição de pressão e teste de glicemia, orientação odontológica e nutricional e práticas integrativas, cortes de cabelo, música e café da manhã.
O prof. Adriano Taurino e o grupo de voz e violão do Ipsemc/CCI interpretaram músicas de MPB e foram carinhosamente aplaudidos. O event foi encerrado com um aulão de ginástica em que todos os participantes se exercitaram.
Vanessa Lena, Coordenadora do CCI, explica que “é muito bom desfrutar de momentos como esse, experimentando e conhecendo novos ares, novos locais, novos eventos, novas pessoas, principalmente da Terceira Idade engajados em outros programas sociais, e apresentando o trabalho desenvolvido no Programa de Atividades Integrativas do Ipsemc/CCI em local com maior visibilidade de público para que outros idosos e mesmo familiares de idosos vejam como a vida pode ser mais divertida, movimentada e socializada, apesar das limitações que naturalmente a idade traz. Parabéns à PMC e a todos as secretarias e setores envolvidos pela promoção de eventos dessa natureza”.