Terapia em grupo desenvolvida de forma online e física

A psicóloga Ernúbia Rufino, professora da atividade de Terapia em Grupo Programa de Atividades Integrativas do Ipsemc, de modo idêntico às atividades de artes, elaborou um método de ensino baseado em uma série de atividades para serem desenvolvidas em casa pelos alunos matriculados, isso em virtude ainda da suspensão das aulas presenciais  do Programa, ainda sem data de retorno pleno e presencial. “No momento, deve-se ter ainda toda cautela a fim de não expor os alunos que constituem grupo de risco da Terceira Idade, o mais vulnerável ao COVID-19”, relata Vanessa Lena, Coordenadora do CCI – Centro de Convivência do Idoso.

O método pedagógico aplicado é a seguinte:  professora Ernúbia elabora o material, orienta pela internet os alunos da atividade e envia a atividade proposta ao CCI para impressão, onde o material é rigorosamente higienizado, conforme as normas sanitárias da OMS (Organização Mundial da Saúde), até sua seleção e separação, etapa feita no Ipsemc pela prof.ª Vanessa Lena, com uso de máscaras, luvas e álcool em gel, o qual  é entregue na casa das alunas, que recebem o material higienizado para responder questionários e desenvolver múltiplas atividades de caráter educacional e terapêutico. Após as respostas, o material é recolhido pelo Ipsemc, repetindo todo processo de higienização, ou seja, em todas as etapas a higienização é constante.

A orientação da atividade é feita também de forma online com envio de vídeos e textos por aplicativos a fim de que as alunas entendam e desenvolvam a atividade proposta.  Os materiais são entregues à professora Ernúbia para avaliação e  discussão com as alunas da atividade, ficando arquivadas no CCI após finalização, para acompanhamento da atividade.

Sobre as Atividades Integrativas do Ipsemc/CCI

O Ipsemc desenvolve o Programa de Educação Previdenciária de forma geral com apoio da Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) e respectivas Secretarias, cujos servidores constituem seu principal público-alvo. Já o Programa de Atividades Integrativas é desenvolvido em parceria com a PMC por meio da Secretaria de Assistência Social, ao qual o CCI – Centro de Convivência do Idoso é diretamente vinculado.  Também são parceiras do Programa de Atividades Integrativas: • Secretarias de Educação, que designa e cede professores para diferentes atividades; • Secretaria de Saúde, que contribui designando profissionais de medicina, enfermagem, fisioterapia, entre outros para avaliar os alunos ou profissionais diversos para seminários sobre temas da área de saúde; e • Secretaria de Transporte – que cede transporte gratuito para viagens sempre que disponível.