Há alguns anos, o INSS desenvolve o Programa de Educação Previdenciária (PEP) com o objetivo geral de ampliar a cobertura previdenciária, através da inclusão e permanência dos trabalhadores brasileiros no regime de previdência.
Esse programa é realizado por servidores do INSS, que frequentam feiras, praças públicas, mutirões de cidadania, entre outros eventos, a fim de que as pessoas que não pagam previdência, isto é, trabalhadores informais, se conscientizem sobre a importância de pagar os tributos previdenciários, como garantia de sua aposentadoria no futuro. Um trabalhador se diz informal quando trabalha sem carteira assinada.
O Ipsemc se baseou no PEP do Governo Federal e desenvolveu seu próprio PEP com objetivo de educar e acordar os servidores municipais para a importância do tributo pago ao instituto. Esta educação previdenciária é feita por meio de informativos distribuídos aos funcionários, em que é exposta toda realidade do Ipsemc em termos financeiros e princípios gerais de sua administração. Porque é no instituto que o dinheiro de suas contribuições é articulado e investido em instituições financeiras. De modo que o servidor tem por obrigação valorizar e zelar pelo Ipsemc porque seu futuro, sua aposentadoria depende do modo como o mesmo é administrado.
O IPSEMC também tem desenvolvido ações de informação e conscientização sobre direitos e deveres previdenciários, a fim que o servidor esteja seguro e plenamente consciente do seu modo de participar das ações do instituto.
Para isso o Ipsemc estará iniciando o PPA (Programa de Preparação para Aposentadoria) com vistas a sensibilizar todos os servidores e educá-los quanto à sua previdência. Para isso já está sendo preparado o auditório que foi planejado para o desenvolvimento da Educação Previdenciária aqui no Ipsemc. O público-beneficiário do mesmo são os servidores municipais de Cabedelo, oriundos da Prefeitura e da Câmara Municipal, ou seja, é um público específico para qual o Ipsemc dedica toda a sua atenção, respeito e compromisso.