Festa Natalina dos Aposentados e Pensionistas do Ipsemc

No dia 19 de dezembro, no Teatro Santa Catarina, foi realizada a “Festa Natalina dos Aposentados e Pensionistas” do Ipsemc, evento organizado com muito carinho pelo instituto, na pessoa de sua Presidente, Léa Santana Praxedes, e das professoras Regina Dutra e Vanessa Lena, ambas servidoras do Centro de Convivência do Idoso (CCI). O evento teve como principal patrocinador o Banco do Brasil, instituição que sempre tem acreditado no trabalho desenvolvido pelo instituto, a quem o Ipsemc muito agradece.

Em clima de muita alegria, um público de cerca de 400 pessoas se fez presente entre segurados e seus parentes, funcionários da Prefeitura de Cabedelo, grupos de dança e autoridades, entre as quais Dr. Geraldo Coutinho Júnior, Gerente Geral do Banco do Brasil – agência Cabedelo/PB, Léa Santana Praxedes – Presidente do instituto, Euzo da Cunha Chaves –  Secretário do Trabalho e Ação Social, Dr. Neroaldo Pontes de Azevedo – Sub-Secretário de Educação e Cultura, Dr. José Vandalberto de Carvalho – Procurador Geral Adjunto e Maria das Graças Carlos Resende – Exma. Sra. Vereadora e Conselheira.

Programação

A programação teve início com as boas-vindas da Presidente Léa Santana Praxedes, que cumprimentou as autoridades e o público e também fez uma resumida prestação de contas das atividades realizadas no Ipsemc ao longo de 2013, destacando a solidez orçamentária do instituto e a conquista do prêmio Boas Práticas de Gestão, concedido pela Aneprem – Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios.

A primeira apresentação ficou por conta do Grupo de Teatro do Ipsemc, que apresentou a peça “Auto do Menino Deus”, no qual se conta por meio de música e dança, a história de Jesus, transmitindo uma mensagem de esperança ao público. Em seguida, a Professora Anick Karoline cantou duas músicas evangélicas com temas ligados ao período natalino. Logo após, o Grupo de Dança Regional do Ipsemc “Luz e Cor” apresentou três estilos regionais do Brasil: Paraíba, Nordeste e Norte, momento que teve muita participação e empolgação do público, pois as dançarinas mesmo sendo de terceira idade se movimentavam com muita agilidade e total descontração. Depois dessa apresentação, o Grupo de Dança do Ipsemc “Vivativa” dançou ao ritmo das músicas “Sala de Reboco” e “Dançando”.

Dando sequência ao show, o Grupo de Dança “Cia Shiva de Dança”, oriundo de João Pessoa/PB, apresentou coreografias com estilos de dança conhecidos como “Soltinho” e “Samba”. Este grupo veio a convite do professor de dança Marlyson de Figueiredo, que também coordena a atividade de dança moderna no CCI.

Como sempre acontece o Ipsemc dá oportunidade para todos os aposentados expressarem suas emoções e sentimentos, assim, Aline Nascimento, segurada do instituto, pediu para cantar uma música que tinha um forte significado para ela, pelo que modo o público reconheceu e respeitou seu esforço.

Encerrando a sequência de apresentações, o Coral “Altimar Pimentel”, que foi criado dentro das atividades integrativas do Ipsemc, cantou duas músicas natalinas. Em seguida falaram para o público o Gerente do Banco do Brasil, Dr. Geraldo Coutinho, que enfatizou a importância do evento e do apoio à terceira idade. A servidora do Ipsemc, Cristiane Jacqueline, ofereceu um buquê de flores à Presidente Léa Praxedes. Logo após, Euzo da Cunha Chaves – Secretário do Trabalho e Ação Social e Conselheiro do Ipsemc, falou sobre o Natal e sobre os sentimentos vividos no evento e, por fim, a Presidente Léa Praxedes fez os agradecimentos gerais ao Banco do Brasil, à equipe de servidores do Ipsemc e a todos os colaboradores e presentes em geral, desejando-lhe um fim de ano com muito sucesso e cheio de vitórias!

coffee-break

Tradicionalmente, no final do evento foi servido um coffe-break aos convidados. Este feito só foi possível graças ao desprendimento, boa vontade e compreensão por parte do Banco do Brasil, que sempre tem depositado sua confiança nos valores inseridos no evento e nas razões e princípios que o Ipsemc defende ao realizar projetos dessa natureza.

Além do público, que em sua maioria atendeu ao nosso chamamento, os dançarinos, autoridades e todos os presentes receberam seu coffe-break e posaram gentilmente para fotos. Além do coffe-break foram sorteados quarenta panetones entre os convidados.

Histórico do evento

Segundo a Presidente Léa Santana Praxedes, “o Projeto Festa Natalina dos Aposentados e Pensionistas do Ipsemc, como evidenciado no projeto original, teve início em março de 2004, em uma oficina de educação física, com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos idosos aposentados e pensionistas e outros idosos da comunidade, por meio de técnicas teatrais de improviso, expressão corporal, dança e canto, artes diversas, hidroginástica, entre outras. É uma das principais atividades desenvolvidas pelo Ipsemc por meio do Grupo de Terceira Idade vinculado. A partir daí, a equipe de servidores do Ipsemc, junto com outros voluntários, tem desenvolvido um trabalho social de extrema relevância, que envolve celebração de datas comemorativas, tais como Dia da Mulher, Dia das Mães, Carnaval, Festa Junina, Semana do Idoso, Festa Natalina, palestras sobre Mediação Genérica, Estatuto do Idoso, cuidados com a Saúde, sustentabilidade, seminário e diversas terapias ocupacionais. Este trabalho vem sendo desenvolvido com a ajuda essencial e indispensável de parceiros voluntários, uma vez que o Ipsemc é uma autarquia previdenciária e, como tal, não pode desviar verba previdenciária para outras finalidades. Esse projeto não é apenas uma brincadeira ou passatempo, mas é uma fonte de comunicação, um instrumento de humanização e cidadania, uma ferramenta que tem resultado em melhoria contínua da qualidade de vida dos idosos integrantes, que não se limita apenas à data natalina, mas, mesmo enfrentando inúmeras dificuldades de sobrevivência em face da ausência de recursos financeiros, tem atingido seus objetivos”, conclui.

Deixe uma resposta