Ipsemc realiza nova palestra do seu Programa de Preparação para Aposentadoria

O Ipsemc realizou no dia 21 de julho uma palestra sobre a vida após a aposentadoria dedicada a servidores efetivos da Prefeitura de Cabedelo, oriundos de diferentes secretarias. A atividade integra o Programa de Educação Previdenciária dentro do qual está inserido o Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) do Ipsemc, sob a  coordenação de sua Presidente, Léa Santana Praxedes.

Na ocasião foi feita uma exposição da gestão previdenciária do município, logo após abordou-se a parte da legislação previdenciária sobre os benefícios de aposentaria e pensões; foram evidenciadas também questões de como se programar em termos de finanças, uma vez que houve uma reflexão sobre a vida após a aposentadoria, sobre como a vida muda, como as necessidades físicas e psicológicas se impõem de modo que é necessário que cada um pense previamente sobre como vai ser sua vida nessa nova fase. Os participantes puderam tirar suas dúvidas sobre tempo de serviço, tipos de benefícios e conhecer ações desenvolvidas pela Prefeitura e pelo Ipsemc, tais como o Programa de Atividades Integrativas, especialmente dedicado aos idosos, além de questões ligadas à saúde, autoestima e motivação.

O PPA possui base legal nas Leis nº 8.842/94 (Política Nacional do Idoso) e nº 10.741/03 (Estatuto do Idoso), documentos jurídicos que têm por finalidade o apoio e amparo das pessoas consideradas idosas, no caso do Brasil, de 60 anos acima. O PPA é desenvolvido desde 2008 pelo Ipsemc com a finalidade de disseminar os direitos e deveres previdenciários do servidor público municipal de Cabedelo, com o propósito de prepará-lo para a aposentadoria a fim de que possa, como nome do programa diz, se preparar para essa nova fase com orientações suficientes para ter uma melhor qualidade de vida.

Por fim, dedicamos a todos os servidores participantes desse evento o seguinte pensamento de Andrey Carnegle: “Cumpra não apenas o seu dever; faça um pouco mais, e sempre terá sucesso”.

Um abraço a todos e SUCESSO!