Grupo de dança popular do Ipsemc se apresenta na USF de Intermares

Na manhã do dia oito de outubro, o grupo de dança popular “Luz e Cor”, desenvolvido dentro do programa de atividades integrativas pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI) em parceria com o Ipsemc, teve a honra de se apresentar na inauguração da USF de Intermares, em Cabedelo. Foi uma apresentação muito alegre que fez o público aplaudir bastante. Recebemos o abraço carinhoso do Prefeito Leto Viana e da primeira-dama, vereadora Jaqueline Viana. O grupo é coordenado pela prof.ª de dança, Maria Mô e existe há pouco mais de um ano, tendo já se apresentado em Cabedelo, João Pessoa e Bayeux.

O evento foi aberto pelo Secretário de Saúde, Jairo Gama, que ressaltou a importância da USF para o bairro de Intermares. Em seguida, Suênia Chacon, Gestora da Atenção Básica, muito emocionada pela conquista desta Unidade, ressaltou que a mesma servirá como exemplo para as outras 19 que existem em Cabedelo. Cumprindo a programação, Prefeito Leto Viana firmou seu compromisso de melhorar a saúde de uma forma geral no município, bem como melhorar a qualidade das USFs.

Para Vanessa Lena, Coordenadora do CCI: “é muito importante para o CCI e para o IPSEMC ver que podemos oferecer algo muito alegre e contagiante para as pessoas. As atividades integrativas que desenvolvemos são direcionadas à Terceira Idade e exigem muito desprendimento, atenção, compreensão, diálogos e cuidados especiais, pois alguns apresentam fragilidades de saúde muito específicas. O que procuramos também comunicar às pessoas, em especial à nossa comunidade, é que sempre é tempo de aprender coisas novas, de experimentar o corpo em suas diversas possibilidades de movimento, que a Terceira Idade não é sinônimo de solidão, final de vida, que muita coisa ainda pode acontecer, pode ser feita e realizada”.

Estavam presentes ainda ao evento: titulares das secretarias de Saúde, Jairo Gama; Ação e Inclusão Social, Euzo da Cunha Chaves; da Indústria, Comércio e Portos, Hugo Sobreira; Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura, Walber Farias; da Habitação, Rodrigo Martines; dos Transportes, Reuben Cavalcanti; de Políticas Públicas para Mulheres, Mônica Pimentel; da Comunicação, Fabricio Magno; Alex Maia, secretário adjunto da Saúde; Suênia Chacon, gerente da Atenção Básica a Saúde; Neroaldo Pontes, consultor da Secretaria de Educação; Francisco de Assis, do Núcleo de Saúde Mental; vereadores Lucas Santino, Junior Datele, Moacir Dantas, José Pereira, Márcio Bezerra, Lúcio José e Belmiro ; e líderes comunitários, Neto Cavalcanti e Vitor Hugo.

Sobre as atividades integrativas

O programa de atividades integrativas do IPSEMC é desenvolvido em parceria com o CCI desde 2004. O objetivo é dar atendimento às necessidades sociais do idoso, estimulando sua integração junto à família e à comunidade. O público-alvo constitui-se de pessoas idosas com 60 anos ou mais de idade. As atividades integrativas basicamente procuram oferecer terapia ocupacional, assistência à saúde dentro dos parâmetros legais, atividades físicas e culturais e assistência psicossocial. Atualmente, há 120 pessoas matriculadas no programa. As atividades desenvolvidas no momento são: hidroginástica, com prof.ª Vanessa Lena; educação física, Andrea Pereira; Violão, Prof. Adriano Taurino; fisioterapia, Drª Selma Soares; psicologia, Ernúbia Rufino; Artesanato, prof.ª Gleydjane Ferreira; dança popular, profª Maria Mô; dança moderna e de salão, prof. Marlyson Figueiredo; canto e coral, prof.ª Fátima França.

Dentro do programa também são realizados passeios, palestras, roda de conversa, comemoração de datas especiais, além de desenvolver trabalhos grupos de dança (quadrilha junina, dança popular e dança moderna). Os componentes do grupo de atividades integrativas também são motivados a demonstrar seus talentos pessoais, como declamação de poesias, canto, dança, domínio de instrumentos musicais, entre outros.

Quem for da Terceira Idade e tiver vontade de fazer parte do programa será atendido com muito carinho. Para informações a esse respeito, basta ligar para 3228-1434 no horário das 8h às 13h e falar com a Coordenadora do CCI, profª Vanessa Lena. A inscrição é gratuita.

Abraço a todos!