Câncer de mama é tema de roda de conversa com grupo de atividades integrativas

Nessa quinta (23), o Ipsemc juntamente com o CCI (Centro de Convivência do Idoso), Secretaria de Saúde (SES) e Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM) promoveram uma roda de conversa com o grupo de atividades integrativas sobre o câncer de mama. A palestre foi realizada no prédio-sede do IPSEMC, sob coordenação de Vanessa Lena, Coordenadora do CCI e da Secretária Adjunta da SPPM, Geusa Ribeiro.

O evento fez parte do calendário de atividades do Outubro Rosa das instituições promotoras e teve como palestrante Anabelly Cabral Marques, enfermeira da Atenção Básica do município de Cabedelo, que procurou evidenciar o que é o câncer de mama, esclarecendo seus sintomas, forma de prevenção, técnicas de autoexame da mama e diagnóstico precoce.

Foram distribuídos folders explicativos entre os cerca de 30 presentes com informações importantes para identificar e prevenir o câncer de mama.

Segundo Vanessa Lena, “o grupo de atividades integrativas é formado por pessoas acima dos 60 anos que necessitam de informações detalhadas sobre o câncer de mama, uma vez que muitas mulheres começam a apresentá-lo nessa faixa etária. Além disso, os participantes da roda de conversa puderam tirar suas dúvidas e foram motivados a repassar essas informações aos seus parentes, ajudando na divulgação de conhecimentos úteis para diagnosticar precocemente o câncer de mama, que é a melhor maneira de prevenção e combate ao problema.

Anabelly Cabral explicou que não é difícil identificar os sinais do câncer de mama, já que até pelo próprio toque é possível reconhecê-lo. Geralmente ele se apresenta na forma de um nódulo no seio, podendo ter ainda outros sintomas como nódulos nas axilas, deformação na forma dos seios, secreção nos mamilos, entre outros.

Concluindo a programação da roda de conversa, foi servido um coffee-break aos presentes.

Confira mais imagens:

Deixe uma resposta