Policlínica realiza mutirão para exames de pele do grupo de atividades integrativas

Na manhã do dia 06 (quinta-feira), na sala da junta médica do Ipsemc, o dermatologista Dr. Josemar Nunes F. Júnior realizou uma sessão de consultas com 32 membros do grupo de atividades integrativas do instituto que estavam com seus exames desatualizados, necessitando assim de nova avaliação.
Vanessa Lena, coordenadora do CCI – Centro de Convivência do Idoso, órgão com o qual o Ipsemc desenvolve seu programa de atividades integrativas – declarou que é fundamental que os alunos – todos da terceira idade, que praticam atividades hidroginástica realizem o exame de pele a cada semestre, a fim de garantir segurança para os usuários da piscina. Ela lembra ainda que a avaliação dermatológica é obrigatória para a prática de hidroginástica e os que desejam participar dessa atividade devem obedecer esse critério.

Dr Josemar Jr. fez uma mini-palestra antes da avaliação, explicando ao grupo a importância do exame a fim de identificar diversos tipos de males que podem afetar a saúde em um ambiente aquático como uma piscina onde as pessoas estão em contato físico muito próximo. Entre os males mais comuns podem ser citados: a verruga viral plantar (“olho de peixe”), causada por um vírus HPV e que atinge a região da planta do pé; a micose “pé de atleta”, na planta dos pés entre os dedos; pitiríase versicolor (“pano branco”), entre outras. Também foi enfatizado a necessidade de sempre usar um protetor solar, a fim de evitar ou intensificar manchas e também câncer de pele por conta da exposição prolongada ao sol, uma vez que nessa faixa etária há um risco maior de desenvolver esses males.

“Agradecemos à Policlínica Leonardo Mozart que prontamente atendeu nosso pedido enviando um profissional qualificado, muito gentil e atencioso para esse verdadeiro mutirão de exames de pele em nosso grupo, possibilitando aos que estavam necessitando renovar seus exames agilidade e eficiência com o atendimento através deste Centro Municipal de Referência em Saúde. Queremos agradecer a parceria e parabenizar a todos os profissionais envolvidos nesta ação. Essa parceria com a Policlínica já existe há quatro anos e esperamos mantê-la continuamente, pois nos auxilia demais no desenvolvimento das atividades de modo geral”, finalizou Vanessa Lena.

Sobre as atividades integrativas

O programa de atividades integrativas do Ipsemc é desenvolvido em parceria com o CCI desde 2004. O objetivo é dar atendimento às necessidades sociais do idoso, estimulando sua integração junto à família e à comunidade. O público-alvo constitui-se de pessoas idosas com 60 anos ou mais de idade. As atividades integrativas basicamente procuram oferecer terapia ocupacional, assistência à saúde dentro dos parâmetros legais, atividades físicas e culturais e assistência psicossocial. Atualmente, há 120 pessoas matriculadas no programa. As atividades desenvolvidas no momento são: hidroginástica, com prof.ª Vanessa Lena; educação física, Andrea Pereira; Violão, Prof. Adriano Taurino; fisioterapia, Drª Selma Soares; psicologia, Ernúbia Rufino; Artesanato, prof.ª Gleydjane Ferreira; dança popular, profª Maria Mô; dança moderna e de salão, prof. Marlyson Figueiredo; canto e coral, prof.ª Fátima França.

Dentro do programa também são realizados passeios, palestras, rodas de conversa, comemoração de datas especiais, além de desenvolver trabalhos com coral, música, violão, teatro, grupos de dança (quadrilha junina, dança popular e dança moderna). Os componentes do grupo de atividades integrativas também são motivados a demonstrar seus talentos pessoais, como declamação de poesias, canto, dança, domínio de instrumentos musicais, entre outros.

Quem for da Terceira Idade e tiver vontade de fazer parte do programa será atendido com muito carinho. Para informações a esse respeito, basta ligar para 3228-1434 no horário das 8h às 13h e falar com a Coordenadora do CCI, prof.ª Vanessa Lena. A inscrição é gratuita.

Abraço a todos!

Deixe uma resposta