Na manhã de ontem (23), o Ipsemc e o Centro de Convivência do Idoso (CCI) promoveram uma reunião com os membros do grupo de atividades integrativas do instituto a fim de debater questões importantes para manutenção e aperfeiçoamento do Programa de Pós-Aposentadoria (PPA). A presidente do Ipsemc, Léa Santana Praxedes, e a Coordenadora do CCI, prof.ª Vanessa Lena, conduziram o encontro que marcou o fim do recesso das atividades integrativas e o momento de preparação para seu reinício.
O encontro foi previamente planejado pelo Ipsemc e CCI com base principalmente em informações coletadas por meio de pesquisa de satisfação aplicada aos membros do grupo de atividades integrativas, bem como valendo-se das experiências e situações vividas no último ano. Por meio destes instrumentos foi preciso ter uma visão geral dos alunos sobre a qualidade dos serviços oferecidos nas atividades integrativas, que atualmente incluem hidroginástica, dança popular, dança moderna, violão, coral, educação física, psicologia e artesanato. Além destas atividades também são realizadas festas tradicionais (carnaval, natal, festas juninas, 7 de setembro, entre outras), visitas especiais a entidades diversas, passeios etc.
Assim, Léa Praxedes e Vanessa Lena inseriram cada item da pesquisa de satisfação na pauta de debates, apontando as medidas e posicionamentos cabíveis a cada situação, e ainda enfatizaram o papel ético de cada aluno com relação ao grupo como um todo. O grupo também foi informado sobre os documentos e exames necessários para matrícula em cada atividade, sem o qual não é possível acesso às atividades. Todos os presentes puderam tirar suas dúvidas e abertamente expor suas opiniões.
Para a prof.ª Vanessa Lena “o encontro foi muito proveitoso, uma vez que os alunos puderam demonstrar suas opiniões de modo sincero e as diretrizes do CCI e Ipsemc foram devidamente comunicadas. Entre as questões discutidas podem ser citadas: horário de entrada e acesso aos ambientes, preservação do bem público, relações interpessoais, respeito ao próximo, fornecimento de uniformes, obrigatoriedade dos exames e atestados médicos, entre outras. Também foi apresentada a programação oficial de atividades e eventos para 2015, uma vez que essa era uma necessidade muito forte para desenvolvimento do programa”.