Resultados da Pesquisa de satisfação do Ipsemc - 1º semestre de 2017
Dentro de sua política de avaliação e aperfeiçoamento, o Ipsemc tem realizado continuamente junto aos seus usuários uma pesquisa de satisfação, tanto presencial por meio de formulários, quanto pela internet, a fim de conhecer como esses usuários veem e o que esperam dos serviços oferecidos pelo instituto. As respostas são organizadas em dados estatísticos, bem como os comentários analisados, porque a partir desta pesquisa, o Ipsemc pode fazer mudanças e ajustes necessários a fim de atender melhor seus usuários. A pesquisa se limita aos seguinte critérios: agilidade, ambiente físico, cordialidade e qualidade.
Os resultados são avaliados a cada semestre, sendo que ora divulgamos os índices obtidos no período de janeiro a junho de 2017, os quais foram os seguintes:
O critério de cordialidade compreende educação, gentileza, afeição, bom atendimento e clareza na comunicação e obteve 90% de satisfação, somando-se os critérios "satisfeito" (20%) e "muito satisfeito" (70%). A medida de insatisfação ficou com 7%.
A agilidade obteve os seguintes níveis de satisfação: "muito satisfeito" com 60%, "satisfeito" 20% e "insatisfeito" e "pouco satisfeito" ficaram com 10% cada. A agilidade corresponde ao tempo para atender os objetivos dos usuários, sejam serviços, solicitações, atendimento na junta médica, entre outros.
A qualidade dos serviços obteve os seguintes índices: "insatisfeito" com 10%, "satisfeito" 30% e "muito satisfeito" com 60%. Este quesito analisa se os serviços oferecidos são eficientes para aquilo que se propõem, se realmente funcionam, se todo processo de realização se efetua dentro do esperado, entre outros.
O ambiente físico ficou com 70% para "muito satisfeito", "satisfeito" 20% e "insatisfeito" 10%.
Sobre os Resultados:
Os resultados foram analisados pela equipe previdenciária sem omissões das informações registradas nos formulários, com anonimato dos participantes. As estatísticas podem variar conforme as circunstâncias da instituição e de acordo com a opinião de cada participante. Esses dados permitem avaliar de modo geral como o Ipsemc é avaliado, visto pelos seus usuários e visitantes.
O Ipsemc agradece a todos que no nesse período tem contribuído com esta importante participação na nossa pesquisa de satisfação.
Sobre a pesquisa de satisfação do IPSEMC:
A pesquisa de satisfação é um instrumento que mede o nível de satisfação dos usuários dos serviços oferecidos pelo Ipsemc, disponibilizando ainda um canal de comunicação em que eles podem manifestar livremente suas opiniões e expectativas em relação a esses serviços, com total privacidade, pois não precisam se identificar. É realizada a cada semestre pelo instituto, cujos resultados são explicados e apresentados em forma de gráficos estatísticos, sendo publicados no Portal e no Previpsemc. Os usuários podem participar por meio do Portal do e presencialmente por meio de formulários impressos. No momento, são utilizados quatro critérios para avaliação: agilidade, ambiente físico, cordialidade e qualidade. Para cada critério são apontados quatro níveis de satisfação: muito satisfeito, satisfeito, pouco satisfeito e insatisfeito.
Jackson Angelo