Ipsemc na campanha do Outubro Rosa
Há cinco anos, o Ipsemc adere ao movimento Outubro Rosa, com campanhas informativas junto aos alunos do Programa de Atividades Integrativas, bem como com ações na internet, com informações e enchendo de cor de rosa seus canais na internet.
O mês de outubro marca em muitos países a campanha de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce (mamografia, autoexame) e prevenção do câncer de mama, bem como do acompanhamento médico da doença, por isso o nome Outubro Rosa. Embora em outubro seja lembrada com mais força pela mídia e diversas instituições do mundo, essa luta deve ser constante e a prática do autoexame da mama tem que ser disseminada e valorizada, porque o câncer de mama possui uma probabilidade de 95% de recuperação total se for identificado logo na sua formação, minimizando ainda a possibilidade de tratamentos agressivos como a quimioterapia e a mastectomia (extirpação dos seios), de acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer - INCA. isso é muito importante, porque o câncer de mama continua sendo um dos problemas de saúde que mais mata a mulher em todo mundo, inclusive no Brasil, que tem estimativas de 60 mil novos casos a cada ano e vem acometendo mulheres cada vez mais jovens.
O símbolo da campanha é o laço rosa e tem sua origem em 1990, na "Corrida Pela Cura", evento beneficente e conscientizador realizado em Nova Iorque, quando o famoso laço cor-de-rosa, foi lançado e distribuído aos participantes pela "Fundação Susan G. Komen for the Cure". Depois, várias cidades dos Estados Unidos e depois do mundo aderiram ao movimento. No Brasil, a primeira iniciativa foi a iluminação na cor rosa do Mausoléu do Soldado Constitucionalista (o Obelisco do Ibirapuera), em São Paulo, no dia 02 de outubro de 2002,em evento promovido por um grupo de mulheres simpatizantes com o movimento.
Assim, sempre em outubro, o Ministério da Saúde, as Secretarias de Saúde do país e do nosso município e instituições de diferentes segmentos intensificam campanhas, seminários, palestras, iluminam seus prédios com a cor rosa, enfim, promovem todo um conjunto de ações para lembrar, informar, combater este problema que possui no autoexame, no diagnóstico precoce a melhor arma para combatê-lo. Quanto mais rapidamente for identificado, maiores as chances de sucesso no tratamento, evitando que muitas mulheres tenham suas vidas ceifadas.
A Campanha do Outubro Rosa contribuiu significativamente, aliada também a ações de combate adotadas por muitos entes públicos, no processo de conscientização e mobilização da sociedade no Brasil. Conforme informa o Ministério da Saúde, o número de exames pulou de 3 milhões no ano de 2010 para 4,1 milhões, em 2016.
Por isso, em 2017 aderimos novamente ao movimento e procuramos contribuir para disseminar o movimento e tornar esse mundo um pouco melhor.
Recomendamos que acessem a página especial do Outubro Rosa do INCA: http://www.inca.gov.br/outubro-rosa/outubro-rosa.asp, que possui informação suficiente sobre o assunto.
Jackson Angelo