Ipsemc desenvolve projeto dentro do programa Brasil Alfabetizado
Desde julho de 2012, o Ipsemc em parceria com a Prefeitura de Cabedelo, por meio de sua Secretaria de Educação, instituiu um projeto para alfabetização de pessoas da Terceira Idade. Assim, o Ipsemc cedeu um espaço de seu prédio-sede para, que ficou chamado Escolinha Voltando ao Saber, onde foram criadas duas turmas com alunos do Programa de Atividades Integrativas, programa desenvolvido em parceria com o Centro de Convivência do Idoso - CCI. O projeto está alinhado e é desenvolvido com o Programa Brasil Alfabetizado, do Governo Federal.
Todo o material escolar foi disponibilizado pela Secretaria de Educação: carteiras, quadro, livros, cadernos, lápis, borracha fazendo com que todos os participantes tivessem acesso ao novo método de ensino-aprendizagem, que tem sido de grande relevância, motivando-os a estudar, aguçando o conhecimento, melhorando a cultura, a educação em si.
Dedicadamente, as professoras Regina Dutra e Anick Caroline de A. Costa, vem ministrando as aulas utilizando-se de uma didática apropriada para a idade e isso só fortalece o grupo e melhora a qualidade de vida. “As aulas têm sido bastante animadas e o nosso maior objetivo é contribuir para a ampliação dos vínculos do aprendizado, dos vínculos sociais, buscando desmistificar a associação da velhice à doença, ao ócio, ao viver parado, inerte, e fortalecer a autonomia, o conhecimento, a sociabilidade, a prevenção e o desenvolvimento do idoso no município de Cabedelo, até porque o torna mais defeso dos seus próprios direitos. Pelos depoimentos obtidos, todos estão muito empolgados e agradecidos pela oportunidade”, diz Léa Praxedes, presidente do Ipsemc.
Publicado em: 13/08/2012
Jackson Angelo