Dia da Previdência Social
O Ipsemc não poderia deixar de registrar o dia 24 de janeiro, oficialmente instituído como o Dia da Previdência Social, instituição que, conforme afirma o Ministério da Previdência Social (MPS), atua em cinco ramos principais: 1. invalidez, velhice ou tempo de serviço, 2. doença e maternidade, 3. acidentes de trabalho, 4. desemprego e 5. encargos familiares. Então, pode-se concluir que a previdência se preocupa com aspectos cruciais da vida do cidadão.
Imagine a vida do brasileiro sem a presença de uma instituição incumbida de zelar pelo seu futuro, através do recolhimento mensal de impostos, que poderiam garantir uma fonte segura de proventos para sua sustentação no momento em que se aposentassem. Seria muito difícil não é? Todos os países do mundo possuem previdências, com diferentes sistemas de recolhimento e organização.
No Brasil, os RPPS também têm uma importante missão de cuidar da previdência social, dentro das suas respectivas jurisdições, atendendo interesses diversos dos seus segurados e contribuintes. Os RPPS devem manter uma relação equilibrada e em perfeita sintonia com o MPS. Segundo a Presidente do Ipsemc, Léa Praxedes a relação do instituto com o MPS: “É ótima, excelente do ponto de vista que analisamos. O MPS sempre realiza auditorias, que muito tem acrescentado ao Ipsemc, visto que orienta de forma enriquecedora em vários procedimentos administrativos. Assim como há que se evidenciar o empenho do MPS no sentido de promover melhoria contínua dos RPPS no Brasil inteiro, construindo através da normatização pertinente um modelo gerencial que possibilita a existência previdenciária municipal, desde que todos busquem se enquadrar dentro do que legalmente é proposto. O Ipsemc não abre mão dessa relação cujos resultados são plausíveis”.
Publicado em: 24/01/2011
Jackson Angelo