Empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do Ipsemc - saiba como funciona
Os segurados do Ipsemc têm a sua disposição a possibilidade de contratar empréstimos consignados. Essa modalidade de empréstimo é caracterizada pelo desconto diretamente na folha da parte contratante. Por conta dessa forma de desconto, as taxas de juros no empréstimo consignado são bem menores do que as outras, uma vez que não existe a possibilidade de inadimplência.
A inadimplência ocorre quando não se cumpre o pagamento das parcelas do empréstimo. Essa situação só poderia vir a acontecer se a instituição não repassasse o dinheiro descontado ao banco. Fato que no Ipsemc não ocorre, pois o Instituto mantém os pagamentos rigorosamente em dia, bem como repassa à instituição financeira todo dinheiro retido na folha de pagamento dos empréstimos adquiridos pelos segurados.
Para calcular a margem disponível e adquirir o empréstimo consignado, primeiramente, o segurado do Ipsemc deve se dirigir à Recepção e falar com Cristiane, no horário das 8h às 12h, levando a seguinte documentação: originais de CPF e Carteira de Identidade (RG).
A margem é calculada automaticamente no ato da solicitação. De posse da margem, o segurado pode se dirigir à instituição bancária escolhida, munido de cópia de identidade, CPF, três últimos contracheques e comprovante de endereço.
No caso do segurado não puder comparecer ao Ipsemc e necessitar do empréstimo, ele pode determinar um representante juridicamente estabelecido, se dirigindo a um Cartório de Ofício para registrar uma procuração, a qual terá validade de seis meses. Nesse caso, o Ipsemc recomenda aos segurados que nomeiem pessoas de sua mais completa confiança, a fim de evitar abusos e fraudes.
23/02/2011
Jackson Angelo