Resultados da pesquisa de satisfação do 4º trimestre de 2014
No período de 01 de outubro a 31 de dezembro de 2014 participaram da pesquisa de satisfação do IPSEMC 27 pessoas, tanto pela internet quanto presencialmente, que emitiram sua opinião sobre os serviços e ambiente do IPSEMC. As respostas foram coletadas e organizadas em dados estatísticos, bem como os comentários foram analisados e correlacionados, pois dão o suporte necessário para avaliação do instituto dentro dos critérios definidos na pesquisa: agilidade, ambiente físico, cordialidade e qualidade.
Critério 1 - Cordialidade
O critério de cordialidade compreende educação, gentileza, afeição, bom atendimento e clareza na comunicação e obteve 93% de satisfação, somando-se os critérios “satisfeito” (29%) e “muito satisfeito” (67%), “pouco satisfeito” ficou com 7%. O atendimento é sempre um ponto muito forte identificado na pesquisa, recebendo elogios da maioria dos participantes.
Critério 2 - Agilidade
A agilidade obteve os seguintes níveis de satisfação: “muito satisfeito” com 52%, “satisfeito” 36% e “insatisfeito” com 12%. A agilidade corresponde ao tempo para atender os objetivos dos usuários, sejam serviços, solicitações, atendimento na junta médica, entre outros.
A aquisição de um aparelho de TV foi novamente apontada por alguns participantes como um meio para amenizar e proporcionar distração aos usuários enquanto esperam pelo atendimento. O IPSEMC já colocou essa aquisição como meta, tão logo sua prioridade, que é a manutenção do prédio-sede para corrigir infiltrações de água e fazer ajustes estruturais tenha sido concluída.
Obs.: houve duas abstenções de respostas neste item.
Critério 3 - Qualidade
A qualidade dos serviços obteve os seguintes índices: “insatisfeito” com 8%, “pouco satisfeito” 12%, “satisfeito” “muito satisfeito” ambos com 40%.
Este quesito analisa se os serviços oferecidos são eficientes para aquilo que se propõem, se realmente funcionam, se todo processo de realização se efetua dentro do esperado, entre outros.
Obs.: houve duas abstenções de respostas neste item.
Critério 4 - Ambiente físico
O ambiente físico ficou com 84% para “muito satisfeito” e 16% para “satisfeito”, sendo o único critério sem níveis de insatisfação Não houve referências negativas ao ambiente nas respostas, convém, no entanto, falar que há um projeto do IPSEMC para resolver questões de acessibilidade no prédio, que necessita de algumas adaptações, a fim de que pessoas com necessidades especiais tenham acesso apropriado no instituto e que há algumas mudanças e ajustes na estrutura do prédio-sede que estão em vias de concretização.
Obs.: houve duas abstenções de respostas neste item.
Sobre os Resultados
Os resultados foram analisados pela equipe previdenciária sem omissões das informações registradas nos formulários, com anonimato dos participantes. As estatísticas são instrumentos de mensuração e podem variar conforme as circunstâncias da instituição e de acordo com a opinião de cada participante. Esses dados permitem avaliar de modo geral como o IPSEMC é avaliado, visto pelos seus usuários e visitantes.
Léa Santana Praxedes, presidente do IPSEMC, agradece “de coração a todos os participantes que aceitaram emitir sua opinião sobre o IPSEMC em nossa pesquisa de satisfação. Isso nos ajuda muito e ouvir opiniões positivas confirmam que nossa vontade de vencer e de dar o nosso melhor tem dado bons frutos, embora nem tudo seja um sonho, por conta das várias nuances, leis e condicionamentos que permeiam um órgão previdenciário. Muito obrigada!”.
Sobre a pesquisa de satisfação do IPSEMC
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Pesquisa de satisfação é um instrumento que mede o nível de satisfação dos usuários dos serviços oferecidos pelo IPSEMC, disponibilizando ainda um canal de comunicação em que eles podem manifestar livremente suas opiniões e expectativas em relação a esses serviços, com total privacidade, pois não precisam se identificar. É realizada a cada trimestre pelo instituto, cujos resultados são explicados e apresentados em forma de gráficos estatísticos e comparativos, sendo publicados no Portal e no Previpsemc. Os usuários podem participar por meio do Portal do IPSEMC e presencialmente por meio de formulários impressos. No momento, são utilizados quatro critérios para avaliação: agilidade, ambiente físico, cordialidade e qualidade.
Para cada critério são apontados quatro níveis de satisfação: muito satisfeito, satisfeito, pouco satisfeito e insatisfeito. Todas as opiniões registradas na pesquisa são avaliadas atentamente pelo instituto, que identifica os pontos fracos e fortes e planeja uma série de ações para melhorar sua qualidade. O mais importante no IPSEMC é preservar os benefícios previdenciários concedidos e a conceder. O restante são detalhes que com o tempo se vai melhorando, aprimorando.