Ipsemc lança e apresenta seu Manual de Arquivo para equipe do instituto e SEAD
Na manhã do dia 21 de julho, no auditório do Instituto, sob orientação de sua presidente, Léa Praxedes, foi realizada a primeira reunião da Comissão Permanente de Avaliação, Eliminação e Incineração de Arquivos do Ipsemc. Como o nome diz, é uma comissão oficialmente designada para controle do arquivo, conforme legislação pertinente.
Estavam presentes servidores do arquivo do Ipsemc e os servidores responsáveis pelo Arquivo Público do Município, que é um setor subordinado à Secretaria de Administração do Município - SEAD.
Na ocasião, foi apresentado oficialmente pelo servidor Dárcio Xavier, o Manual de Arquivo do Ipsemc, documento que contém todas as informações, passos e fluxogramas necessários para desenvolvimento eficaz das atividades arquivísticas.
O Manual foi resultado de um laborioso trabalho de pesquisa e baseado ainda nas experiências e vivências práticas dos servidores responsáveis pelo funcionamento do arquivo. Os presentes puderam apresentar suas opiniões e suas dúvidas sobre os vários aspectos que envolvem as questões arquivísticas puderam ser esclarecidas.
A manualização dos processos orgânicos do Ipsemc está previsto no Planejamento Estratégico do Ipsemc - período: 2013 a 2017 e o presente manual é mais um passo rumo aos muitos que o Ipsemc ainda está por dar a fim de ter padronizados todos os processos envolvidos no instituto.
Jackson Angelo