Ipsemc recebe prêmio de boas práticas de gestão previdenciária da Aneprem
No período de 08 a 20 de novembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, Maceió/AL, o Ipsemc participou do 18º Congresso Nacional de Previdência da Aneprem e do 1º Workshop de Previdência do Servidor Público, eventos concomitantes promovidos pela Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios - Aneprem, em parceria com as associações da Região Nordeste ACEPREM, APPEAL, ASPREVPB, APEPP e ANEPP, este ano com o tema "Reflexões para o servidor público com a Reforma Previdenciária". A abertura oficial do Congresso se deu com a Palestra Magna "A Reforma da Previdência e o Judiciário", proferida pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal/STF, Luís Roberto Barroso.
Dentre outros palestrantes, participaram do evento, Dr. Leonardo Rolim, Secretário de Previdência do Ministério da Economia; Nárlon Gutierre e Allex Albert, Secretário Adjunto e Subsecretário de Previdência, respectivamente; o Juiz Federal e Prof. Dr. Fábio Souza; o jurista e Prof. Dr. Fábio Zambitte (UERJ e EMERJ); Dr. Maílson da Nóbrega, ex-ministro da Fazenda, eleito em 2013 "economista do ano", a professora da Universidade de Brasília-UnB, Drª. Diana Vaz de Lima e o jornalista Sidney Rezende, ex-âncora do programa Conta Corrente da Globo News.
Léa Praxedes, Presidente do Ipsemc e da ASPREVPB, também compôs a mesa de abertura do Congresso e, no último dia do evento, foi mediadora do workshop interativo "Pró-Gestão", dirigido por Herickson Rubim Rangel, presidente da Aneprem, com participação de três gestores cujos respectivos RPPS conquistaram a Certificação do Pró-Gestão RPPS: Juliana Tirlone (Lucasprev - Instituto de Previdência de Lucas do Rio Verde/MT, pequeno porte); Maria da Graça Alves Silva (Previjuno - Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores de Juazeiro do Norte/CE, médio porte); e Roberto Moisés dos Santos (Alagoasprev - Alagoas Previdência, RPPS dos servidores estaduais de Alagoas).
Durante o Congresso, o Ipsemc recebeu novamente o Prêmio de Boas Práticas de Gestão na categoria Governança, concedido apenas aos gestores previdenciários e prefeitos que praticaram gestão sustentável e transparente no último ano. Entre os mais de 40 critérios para esta avaliação podem ser citados: boletim informativo, CRP atualizado no último exercício, Certificação pelo Pró-Gestão RPPS, atividades integrativas, transparência corporativa, educação previdenciária, capacitação de servidores e conselhos, entre outros. Desta vez, o Ipsemc ficou em 3º lugar na categoria RPPS de médio porte. Em 1º ficou Cariacica/ES e em 2º Ubatuba/SP.
O Ipsemc também participou na nova categoria chamada Inovação com o projeto “Ampliação e Reforma da sede do prédio do Ipsemc”, idealizado pelos arquitetos Caio Leite, Layse Albuquerque, Wellington Araújo, Maria Helena e Thiago Paiva e pelos engenheiros Luiz Brito, Tiago Villar, Fernanda Gomes, Sebastião Rodrigues e Andrey Trindade, todos estes servidores da Secretaria de Planejamento e Habitação (SEPLAH) da Prefeitura de Cabedelo. O projeto foi apresentado pelo arquiteto Wellington Araújo juntamente com a Presidente do instituto Léa Praxedes. Entre as inovações tecnológicas incluídas no projeto podem ser destacadas o sistema elétrico com base em energia solar, acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, reutilização da água, aproveitamento aprimorado da ventilação e luz naturais, dentre outras.
Para Léa Praxedes, Presidente do Ipsemc, "há sempre um grande caminho a ser percorrido em qualquer conquista. Cada critério do prêmio exige degraus e escadas a serem escaladas, pelo que muitas vezes temos que superar nossos próprios limites para dar conta. Mas, os frutos do esforço são recompensadores. Há anos o Ipsemc vem participando deste prêmio como forma de se manter atualizado em termos de legislação, conhecimento, qualidade nos serviços e nas diversas práticas éticas e corporativas necessárias para a melhor gestão possível do Ipsemc. Estar encaixado, pelo menos classificado já é uma enorme vitória, imagine ser premiado, estar lá no pódio levantando um troféu entre os melhores do país. Fazemos tudo isso pelos nossos beneficiários para os quais trabalhamos diuturnamente com carinho, amor e muita responsabilidade".
Agradecemos acima de tudo a DEUS – Autor da Vida e de nossa história; à ANEPREM pela oportunidade de participação e melhoria contínua; à Secretaria de Planejamento e Habitação na pessoa do Exmo. Prefeito Vitor Hugo Peixoto Castelliano, do Secretário Rodrigo Martines, do Arquiteto Wellington Oliveira e da Equipe da SEPLAH como um todo e a todos os colaboradores do Ipsemc que contribuíram de forma efetiva para mais essa grande conquista.
Jackson Angelo