Equipe do IPSEMC avalia os objetivos alcançados do Planejamento estratégico
Às 9h do dia 10 de janeiro, os servidores do IPSEMC, sob coordenação de sua Presidente, Léa Santana Praxedes, e dos consultores empresariais, Prof. Arturo Rodrigues Felinto e Prof.ª Ana Lúcia de Carvalho, se reuniram no auditório do instituto para apresentar e avaliar os objetivos e metas alcançados no primeiro ano de implementação do seu Planejamento Estratégico (PE).
Projetado para conseguir objetivos e metas até o ano de 2017, o PE do IPSEMC já possibilitou um melhor conhecimento e divulgação da imagem do instituto em todo Brasil, sendo o Prêmio Boas Práticas de Gestão de RPPS, conquistado ano passado em Ipojuca/PE, um dos pilares de projeção do instituto a nível nacional. Uma parte significativa desse prêmio se deve ao trabalho sério e comprometido realizado pela equipe do IPSEMC em consonância com o PE.
Objetivos e Metas alcançados
Um dos primeiros objetivos de todo Planejamento Estratégico é definir a Missão, a Visão e os Valores da instituição, pelo que o IPSEMC definiu os seus, sendo que os mesmos estão expostos de forma clara na recepção do instituto, no auditório e no plano de fundo da área de trabalho de seus computadores.
A padronização dos formulários, quer dizer, da formatação de todos os documentos do IPSEMC, é um dos objetivos alcançados dentro dos prazos definidos no PE e representa um avanço em relação ao modo como os documentos do instituto devem ser digitados, sua obediência em relação às características da comunicação institucional: clara, objetiva, impessoal, término e fechamento, sua apresentação visual definida pelo Manual de Identidade Visual do IPSEMC (MIV), pois trata-se de um documento que formaliza e padroniza o uso da logomarca do IPSEMC, as famílias tipográficas utilizadas em documentos e outras formas de comunicação, as escalas e combinações de cores que devem ser utilizadas e evitadas. Este manual também é outro objetivo importante alcançado por meio do PE e foi projetado pelo designer Fábio Demarchi.
O lançamento de um novo Portal, mais dinâmico, interativo e leve, projetado também em consonância com o Manual de Identidade Visual (MIV) representa outro avanço institucional definido pelo PE. Foram disponibilizados novos serviços e novos links, de acordo ainda com a publicação de documentos exigida por legislação específica. O Portal é constantemente avaliado a fim de garantir a melhoria dos serviços e as redes sociais de internet (Facebook, Youtube e Twitter) utilizadas pelo IPSEMC estão intrinsecamente ligadas ao portal, tanto na apresentação visual, quanto na sucessão de eventos e informações publicadas.
O Manual de Política de Segurança da Informação (MPSI) é outro componente moderno definido no PE que dá um novo horizonte ao modo como o IPSEMC administra suas informações, pois se constitui em um conjunto de diretrizes, normas, padrões e requisitos de segurança no tocante à coleta, ao armazenamento, processamento, manuseio, disseminação e utilização da informação e definição de responsabilidades. Importantes instituições no mundo já têm adotado esse tipo de Manual e o próprio Governo Federal já possui Lei que regulamente as suas Políticas de Segurança da Informação a nível federal. O MPSI do IPSEMC já foi formalmente elaborado e definido, estando atualmente em fase de implementação e adaptação, pois formaliza uma série de mudanças no modo como as informações do IPSEMC são articuladas pelo instituto, a fim de garantir sua integridade, confidencialidade e disponibilidade, entre outros.
Jackson Angelo