Resultados da Pesquisa de Satisfação - 2º semestre de 2017
Durante o segundo semestre de 2017, servidores ativos, inativos e usuários em geral do Ipsemc aceitaram participar da pesquisa de satisfação do Ipsemc tanto pela internet quanto presencialmente e emitiram sua opinião sobre a qualidade dos serviços e ambiente físico do instituto. As respostas foram coletadas e organizadas em dados estatísticos, bem como os comentários foram analisados e correlacionados, pois dão o suporte necessário para avaliação do instituto dentro dos critérios definidos na pesquisa: cordialidade, agilidade, qualidade do serviço e ambiente físico.
Cordialidade - compreende educação, gentileza, afeição, bom atendimento e clareza na comunicação e obteve os seguintes percentuais: 25% para "satisfeito" e 75% para "muito satisfeito". O atendimento mantém sua constância de corresponder praticamente 100% às expectativas dos usuários do instituto.
Agilidade - corresponde ao tempo para atender os objetivos dos usuários, sejam serviços, solicitações, atendimento na junta médica, entre outros.
Qualidade - este quesito analisa se os serviços oferecidos são eficientes para aquilo que se propõem, se realmente funcionam, se todo processo de realização se efetua dentro do esperado, entre outros. Percentuais: 45% para "satisfeito" e 55% para "muito satisfeito".
Ambiente físico – refere-se à infraestrutura, acessibilidade, organização e outras questões ligadas ao prédio-sede do instituto. Percentuais: 25% para "satisfeito", 70% para "muito satisfeito" e 5% para pouco satisfeito.
SOBRE OS RESULTADOS
Os resultados são analisados pela equipe previdenciária sem omissões das informações registradas nos formulários, com anonimato dos participantes. As estatísticas são instrumentos de mensuração e podem variar conforme as circunstâncias da instituição e de acordo com a opinião de cada participante. Esses dados permitem avaliar de modo geral como o Ipsemc é avaliado pelos seus usuários e visitantes.
SOBRE A PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO IPSEMC
A pesquisa de satisfação é um instrumento que mede o nível de satisfação dos usuários dos serviços oferecidos pelo Ipsemc, disponibilizando ainda um canal de comunicação em que eles podem manifestar livremente suas opiniões e expectativas em relação a esses serviços, com total privacidade, pois não precisam se identificar. É realizada a cada trimestre pelo instituto, cujos resultados são explicados e apresentados em forma de gráficos estatísticos e comparativos, sendo publicados no Portal e no Previpsemc. Os usuários podem participar por meio do Portal do Ipsemc e presencialmente por meio de formulários impressos. No momento, são utilizados quatro critérios para avaliação: agilidade, ambiente físico, cordialidade e qualidade.
Para cada critério são apontados quatro níveis de satisfação: muito satisfeito, satisfeito, pouco satisfeito e insatisfeito. Todas as opiniões registradas na pesquisa são avaliadas atentamente pelo instituto, que identifica os pontos fracos e fortes e planeja uma série de ações para melhorar sua qualidade. A prioridade, no entanto, para o Ipsemc é preservar os benefícios previdenciários concedidos e a conceder. As demais questões representam situações e expectativas que com o tempo podem ser aprimoradas.
Jackson Angelo