Quebrando paradigmas para servir com excelência
“Eu dormia e sonhava que a vida era só alegria. Eu acordei e vi que a vida a isso não correspondia. Então, eu servi e vi que em servir estava a alegria.“ (Tagore)
Era sexta-feira, 22 de abril, eu estava acordada às cinco horas da manhã, sem vontade de sair da cama porque o clima estava maravilhoso. Havia passado o dia anterior num evento de estudo bíblico e estava cansada. Mesmo assim, abdiquei da minha cama, preparei-me, passei alguns momentos em oração, pois só eu sei o quanto dependo de DEUS, e, mais uma vez, lá estava eu debruçada na escrivaninha formatando esta reflexão que espero contribuir com o processo de melhoria contínua do servidor público - nosso querido beneficiário/cliente.
Nesse momento, como servidora pública municipal, me vieram à mente as palavras: servir, paradigmas e excelência, ou seja, precisamos urgentemente quebrar, desistir de velhos paradigmas para melhor servir com excelência, pois servir é nossa principal missão e isso independe do que façamos desde o limpar o ambiente de trabalho até as atividades mais complexas.
Lembrei-me do grande Mestre - JESUS - quando falou: “Eu não vim para ser servido, mas para servir e dar a minha vida em resgate de muitos”. (Jo: 20.28). Como Mestre incomparável, Ele foi o maior exemplo de serviço que o mundo já conheceu. Por onde passava satisfazia as necessidades das pessoas servindo-as com humildade, dedicação, presteza, excelência. No serviço público, muita coisa ainda precisa ser mudada para que se possa alcançar a excelência no servir. Quebrar velhos paradigmas de quem varre mal, espana mal, deixando poeira embaixo de equipamentos por não ter coragem de retirar o objeto do lugar; digitar mal e corrigir após a impressão de modo a desperdiçar papel, porque não sabe quanto custa ao município e ao próprio bolso; utilizar veículos desnecessariamente, atender mal, entre tantas outras coisas que poderiam ser citadas, são práticas que precisam ser combatidas com veemência para que venham abaixo.
Abaixo, também o comodismo, a mesmice, os grandes egos, o orgulho, a arrogância, o desperdício, a falta de compromisso, a mediocridade, o apego ao que é ultrapassado... Há um provérbio chinês que diz: “Se você não mudar a direção, terminará exatamente onde começou”. Temos que mudar a direção. Urge despertar o grande potencial que existe em nós para desenvolvermos o trabalho que fazemos, o serviço que prestamos, sendo simples, complexos, da melhor maneira possível e com o menor custo.
Sei que não é nada fácil sair da zona de conforto, ser “desinstalado&r5dquo;, para varrer bem quantas vezes for preciso, digitar bem, atender bem, comportar-se como um bom profissional, estar atento aos detalhes pelo menos no âmbito do serviço que prestamos sem que sejamos mandados, lembrados... Tudo isso agrega valor, melhoria contínua ao serviço tornando o ambiente melhor, mais sadio, por mais simples que ele seja. Há um pensamento que diz: “Se cada um varrer a frente de sua casa a rua inteira ficará limpa”. Analisando bem, isso serve para todas as outras atividades, ou seja, não haverá atraso no atendimento, não haverá serviço mal feito, não haverá sujeira, aborrecimentos, porque cada um cumpre o seu papel com os recursos que dispõe. Não estou falando de nada impossível, com certeza, não. O impossível é para Deus. O possível para nós. É só querer.
Fico pensando como seria bom viver uma vida profissional autêntica, separando as coisas, os partidarismos, os besteiróis desnecessários, a inveja, o ciúme doentio que não levam a lugar nenhum e acabam afetando a própria saúde, e cada um contribuísse para que o serviço público brilhasse como um cristal translúcido e, a sociedade, que depende do nosso atendimento, seja lá no que for, fosse respeitada, honrada e atendida com dignidade!
Oxalá! que todos mudassem o modo como sempre fizeram as coisas e pensassem, refletissem, assumindo uma nova postura: “eu vou fazer, eu vou atender, eu vou servir do mesmo modo como eu gostaria que me fizessem”. Partindo dessa premissa, acredito que pode haver uma mudança para melhor.
Pense nisso! Mudança já! Limpe melhor, digite melhor, projete melhor, atenda melhor, acompanhe o cliente-usuário até onde for preciso, opere melhor, seja um profissional brilhante com os recursos que dispõe, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la, fale bem dos outros, aja do modo como você quer que ajam com você e, assim você vai ver como tudo vai mudar para melhor. Quebre os velhos paradigmas. Sirva com excelência!
Para que isso aconteça é preciso que você tenha ânimo, pois o ânimo é o agente ativador do ser. Só se fala em desânimo, defeitos, ao invés de incentivar como por exemplo: se você diz: “vou fazer um concurso”, logo então escuta: “Você não vai passar, a concorrência é muito alta...” Por favor, não acredite em picareta, em trapaceiro, que cai de paraquedas perto de você só para lhe desestruturar, sugar seu ânimo. Saia do lugar, mude de direção, quebre esses paradigmas, seja um servidor de sucesso, excelente no serviço que presta, na família, na comunidade de que faz parte, mostre a diferença, seja produtivo. Há um outro pensamento de autor desconhecido que diz: “Lembre-se de que você mesmo é o melhor secretário de sua tarefa, o mais eficiente propagandista de seus ideais, a mais clara demonstração de seus princípios, o mais alto padrão do ensino superior que seu espírito abraça e a mensagem viva das elevadas noções que você transmite aos outros”. Veja, em qualquer serviço de atendimento há essa transmissão.
Portanto, quebre os velhos paradigmas, sirva com excelência e experimente o sucesso!
Grande abraço,
Léa Santana Praxedes - Presidente do Ipsemc
Reflexão publicada em: 23/04/2011
Jackson Angelo