MPS realiza capacitação do SIPREV em Cabedelo
Nos dias 2, 3 e 4 de agosto, técnicos do Ministério da Previdência Social (MPS) realizaram treinamento do sistema SIPREV/Gestão no auditório do Ipsemc . Além dos servidores do Ipsemc e da Secretaria de Administração, estiveram presentes representantes de RPPS da Paraíba, com o objetivo de adquirir conhecimentos para implantação do sistema nos municípios.
O SIPREV/Gestão é uma ferramenta gratuita de Gestão das informações referentes a servidores públicos (civis e militares), ativos, inativos, pensionistas e demais dependentes, da União, Estados, Distrito Federal e Municípios que possuam Regime Próprio de Previdência Social - RPPS. Para participar do SIPREV os Entes Federativos devem assinar o Plano de Trabalho, que é o instrumento que liga o MPS ao Ente e firma a garantia deste em relação ao suporte do SIPREV. O principal objetivo do SIPREV é proporcionar qualidade, agilidade e exatidão no processamento dos dados dos seus servidores e consequentemente obter melhor retorno de informações dos Entes para o Ministério da Previdência, órgão responsável pela gestão das informações e políticas de Previdência Social. O Plano de Trabalho também é utilizado nas prestações de contas de treinamentos que são realizadas gratuitamente nos Entes Federativos.
Márcia Paes Caldas, Analista de Planejamento e Gestão do MPS, afirma que “o Ministério da Previdência fez investimentos no sistema e o Plano de Trabalho nos mostra também o quantitativo de Entes utilizando o sistema em desenvolvimento e nos serve de endosso para darmos continuidade a esse trabalho que pretende até o final de 2012 atender os Entes no que diz respeito à simulação e concessão de benefícios previdenciários”.
Atualmente o SIPREV/Gestão contempla, além dos registros cadastrais e Certidão de Tempo de Contribuição, o Censo previdenciário que permite ao Ente Federativo realizar o recadastramento totalmente dentro do SIPREV. Entre os benefícios do sistema se destaca ainda a possibilidade do Ente Federativo gerar os arquivos automaticamente para transmissão ao CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) do RPPS, obrigação contida no Artigo 3º da Lei 10887/2004, próximo de regularização.
Sobre a importância do evento, a Presidente do Ipsemc, Léa Praxedes, explica que “o instituto tem como lema o slogan VALORIZANDO SEU FUTURO e, neste aspecto, o treinamento é fundamental para que a implantação do sistema, como poderosa ferramenta de gestão, aconteça sem gargalos e o segurado possa ser melhor assistido, ou seja, com o máximo de excelência.
Publicado em: 05/08/2011
Jackson Angelo