IPSEMC apresenta a servidores e autoridades resultados da sua Gestão – Exercício 2020 em Audiência Pública
Nesta quarta-feira (16/10), a partir das 14h, foi promovido em ambiente virtual gerado pelo aplicativo Google Meet, a 3ª Audiência Pública do Ipsemc. As inscrições e todo evento foram realizados online devido aos riscos e limitações impostos desde março pela pandemia do Covid-19, assim todos participantes ficaram protegidos desta infecção.
O evento contou com a participação online do Exmo. Prefeito de Cabedelo, Victor Hugo, e da Presidente da Câmara Municipal de Cabedelo, Graça Rezende, os quais encheram de orgulho e esperança os servidores e principalmente os representantes do Ipsemc com o reconhecimento do sério e comprometido trabalho desenvolvido no instituto, além da sincera preocupação e engajamento com a causa previdenciária. Além deles, participaram servidores efetivos ativos, aposentados, pensionistas, conselheiros previdenciários e representantes da comunidade. Para quem não pôde participar, a Audiência Pública foi gravada e está disponível no canal do Ipsemc no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=erzopBTdhtQ.
Léa Praxedes, Presidente do Ipsemc, deu início à Audiência, apresentando o principal objetivo da reunião: demonstrar e explicar ao público-alvo como a verba previdenciária é gerida dentro da legislação previdenciária aplicável, além da complexidade de aspectos ligados à gestão do instituto, que envolve investimentos, taxa de administração, conselhos previdenciários, corpo funcional, benefícios, órgãos fiscalizadores, questões atuariais, premiações, manualização e padronização de atividades, documentos e rotinas, capacitação de servidores, conselheiros e demais corpo previdenciário, dentre outros.
O Prefeito de Cabedelo, Victor Hugo, falou em seguida, apresentando questões e dificuldades enfrentadas no exercício de 2020, principalmente a diminuição da arrecadação, fortemente influenciadas pela pandemia do novo coronavírus, além de soluções que a gestão municipal tem posto em ação a fim de continuar tanto com as contas e outros compromissos equilibrados e em dia, a exemplo dos repasses previdenciários e do pagamento pontual de servidores, quanto para retomada do vigor econômico do município, além das fases finais dos concursos para provimento de cargo efetivo, censo de servidores e enxugamento da folha de pessoal. O prefeito reiterou seu compromisso de realizar a melhor gestão municipal do Estado da Paraíba.
Logo após, a Presidente da Câmara Municipal, Graça Rezende, também reconheceu o pleno atendimento do Ipsemc a sua missão institucional e ressaltou seu grande carinho e compromisso com a causa previdenciária do município. A vereadora enfatizou a importância da transparência do Instituto, Prefeitura e Câmara Municipal e explicou como é relevante a participação dos servidores efetivos na Audiência Pública a fim de conhecer melhor a realidade da previdência municipal da qual faz parte, que, no caso do Ipsemc, tem apresentado resultados de reconhecimento regional e nacional.
A interação dos participantes na Audiência Pública foi possibilitada por meio da ferramenta de diálogo (chat) disponível na plataforma do aplicativo utilizado, o Google Meet. Todos tiveram oportunidade de falar e levantar questões.
Para Léa Praxedes, Presidente do Ipsemc: "é continuamente emocionante, muito emocionante, lembrar que obtivemos reconhecimento e ouvimos de pessoas que estão antenadas e realmente conhecem o quanto é complexo, desafiador e árduo o cumprimento das obrigações de um RPPS com seu público-alvo. Claro que há muito a ser feito, porque melhorar sempre é possível de alguma forma e nem tudo está sob nosso controle nem tudo depende apenas do trabalho que desenvolvemos, mas essa é uma parte da realidade intrínseca a qualquer ofício. O importante é que ninguém desista de sonhar nem desista dos sonhos que traçou. Sonhar para transformar em realidade, numa melhor realidade e não deixar apenas como registro de coisas que poderíamos ter feito. Enfim, esses preciosos reconhecimentos nos impulsionam a encarar novos desafios assim como aumenta nossa responsabilidade de, cada vez mais, batalhar pela sustentabilidade da previdência, pois está vinculada ao futuro dos servidores".
Agradecemos a presença de todos na Audiência. Que Deus continue nos dando forças e criatividade para continuar atravessando este mar tão bravio, neste momento tão difícil da História da Humanidade.
Jackson Angelo