Servidores do Ipsemc participam do Curso "Capacitação Básica para Gestores de RPPS"
A ASPREVPB - Associação Paraibana de Regimes Próprios de Previdência Social concluiu na tarde desta sexta (25/02), o Curso de Certificação Básica para Gestores de RPPS, evento de qualificação profissional promovido em parceria com a NUI Cursos e ministrado pelo prof. José Marcos Alves de Barros, detentor de larga experiência no mercado financeiro e respeitável currículo na área previdenciária.
O evento foi realizado no período de 23 a 25 de fevereiro, no Hotel Village Premium, Campina Grande/PB e contou com gestores, contadores e servidores de RPPS e de modo geral, dentre outros, oriundos de várias localidades do Nordeste e do Brasil.
A Certificação Básica, para se ter uma melhor noção do que trata o curso, é um dos requisitos mínimos previstos na Lei nº 9.717, de 1998, que dispõe sobre as normas gerais de organização e funcionamento dos RPPS (art. 9º da Emenda Constitucional nº 103, de 12 de novembro de 2019), até a edição da lei complementar prevista no § 22 do art. 40 da Constituição Federal, incluído por essa emenda, envolvem aspectos relacionados aos antecedentes, à habilitação técnica, à experiência profissional e à formação superior dos dirigentes, entre os quais aqueles responsáveis pela gestão e aplicação dos recursos, dos regimes próprios da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Esses requisitos são estabelecidos na lei como condição para o exercício desses cargos e funções, tendo como objetivo o aperfeiçoamento do processo de escolha desses profissionais e a melhoria no desempenho de suas atribuições.
O Ipsemc, cumprindo exigências legais para qualificação de sua diretoria executiva, inscreveu os servidores Guilhardo Lourenço, Dárcio Xavier, Rômulo Gomes, João Thomaz Neto, Thiago Silveira e Euzo Soares que se dedicaram integralmente ao curso.
O Ipsemc parabeniza a ASPREVPB pelo corajoso empreendimento, pelo respeito às normas protocolares para evitar ao máximo os riscos de infecção da COVID19, pela organização e acertada escolha de área temática e a todos os participantes que desafiaram seus próprios medos em tempos ainda de pandemia na busca pela excelência que passa inevitavelmente pela qualificação técnica.
Jackson Angelo