Conclusão do Módulo II do Planejamento Estratégico - Análise Interna do Ipsemc
No dia 28 de fevereiro do ano andante o Ipsemc iniciou seu planejamento estratégico para o período 2012-2017, cumprindo já algumas fases chamadas de Módulo I: definição de negócio, slogan, missão, visão e valores, revisão deste primeiro módulo. Módulo II: análise interna efetivada num primeiro momento com a presidência, sendo consumada com toda a equipe previdenciária no dia 28 de junho de 2012, no auditório do Ipsemc, transformando-se numa manhã proveitosa de treinamento sob a responsabilidade dos Me. Consultores Ana Lúcia e Arturo.
Dentro desse diagnóstico que ora se realiza no Ipsemc consolida-se a fase do Planejamento Estratégico na qual a instituição realiza duas análises - uma interna e outra externa. A análise interna foca-se nos elementos presentes na própria instituição, mapeando e analisando seus pontos fortes e seus pontos fracos. A análise externa, que será seu próximo módulo, focada nas interações entre a instituição e seu ambiente exterior, visa enumerar as oportunidades e as ameaças que, de alguma forma, produzam efeito sobre as atividades desenvolvidas pela instituição.
Como se vê, o Ipsemc jamais poderá fugir desta realidade enquanto organização pública previdenciária já que adequar-se às mudanças em um mundo globalizado, permeado por incertezas, inseguranças, oscilações, volatilidades a necessidade é urgente e premente no sentido de descobrir pontos fracos e fortes, ameaças e oportunidades já que seu rumo é atingir a excelência na gestão, diz a presidente Léa Praxedes.
A reunião interna foi concluída com um resultado produtivo a ser estrategicamente estudado e, com certeza, será dispensada toda a atenção que cada assunto desencadeia, dentro e fora da organização, uma vez que serão construídas as premissas que levarão à concretização desse PE.
Acerca do planejamento estratégico do Ipsemc, Léa Praxedes explica que os apologistas da administração Perez, Souza e Dalmau declaram que planejar é o processo pelo qual as organizações desenvolvem e definem metas e objetivos a serem alcançados. Para isso, utiliza-se de procedimentos predeterminados fazendo com que a empresa como um todo trabalhe de forma coordenada a fim de garantir a sua sobrevivência no mercado. Complementando essa afirmação e segundo Brondani e Santos pode-se evidenciar que planejar diz respeito às implicações futuras de decisões presentes, pois se trata de uma técnica que envolve decisões inter-relacionadas e interdependentes em busca de alcançar os objetivos previamente estabelecidos.
Parabéns a todos os servidores e colaboradores envolvidos. Há um versículo bíblico que pronuncia: “Os que semeiam em lágrimas, ceifarão com júbilo e alegria ” (Salmos 126). É hora de luta, de esforço, de trabalho, de enfrentamento de problemas, entretanto, chegará o momento em que cada um colherá seus devidos frutos, pois a gestão previdenciária estará de posse dessa importante ferramenta que norteará suas ações direcionadas ao alcance dos objetivos formulados.
Publicado em: 29/06/2012
Jackson Angelo