Ipsemc é o 1º RPPS municipal da região Nordeste a receber certificação pelo Pró-Gestão RPPS
Na manhã desta sexta-feira (28/12), no auditório do instituto, foi realizada a Reunião de Encerramento de Auditoria de Certificação Institucional do Programa Pró-Gestão RPPS do Ministério da Fazenda (MF) por meio da Secretaria Nacional de Previdência SPREV, conduzida por Léa Praxedes, Presidente do Ipsemc. O evento contou com a grata presença do Dr. Vitor Hugo, Prefeito do Município de Cabedelo, sua esposa, Primeira-dama Dra. Daniella Ronconi e equipe, além de servidores do instituto e membros dos Conselhos Previdenciários Deliberativo e Fiscal e do Comitê de Investimentos do Ipsemc.
Na abertura, Léa Praxedes explicou com muita emoção e lágrimas resumidamente o longo e árduo caminho até chegar à decisão de inscrever o Ipsemc no Programa Pró-Gestão RPPS (Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios) do MF a fim de receber a certificação de qualidade, a qual é emitida após processo de auditoria por uma das instituições credenciadas pelo Ministério para avaliar e certificar os entes federativos e o seu RPPS. O objetivo do Pró-Gestão é incentivar os RPPS a adotarem melhores práticas de gestão previdenciária e a auditoria é feita tanto à distância com o envio de uma gama de informações e documentos quanto in loco, com avaliação de três pilares do Programa: Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária, pilares esses que atingem todos os braços da gestão institucional.
Na reunião, o auditor Dr. Uirã Alcides Gomes Rosa, Assessor de Certificação e Negócios do ICQ (Instituto de Certificação Qualidade) Brasil, empresa credenciada pelo MF/SPREV e contratada pelo Ipsemc para a avaliação, apresentou a metodologia aplicada na auditoria e os pontos fortes e oportunidades de melhoria nos três pilares do Programa. Segundo Uirã, o Ipsemc foi a única entidade auditada pelo ICQ Brasil a conseguir nota máxima em todos os 24 critérios de avaliação, sendo que cada critério é composto por muitos requisitos a serem cumpridos, e, neste ato, o Ipsemc atendeu cabalmente os requisitos definidos pelo Pró-Gestão RPPS logrando, portanto, a recomendação de certificação no Programa, Nível II.
Vitor Hugo afirmou "ser este um grande presente. A certificação do Ipsemc é fruto de um trabalho sério e compromissado desenvolvido no Ipsemc, que devemos proteger e valorizar pelo que parabenizo Léa Praxedes pelo exemplo de gestão e a toda sua equipe. Agora vamos caminhar em busca da certificação Nível III, Nível IV. Vamos ter muito trabalho e da minha parte como prefeito farei tudo o que estiver ao meu alcance".
Para Léa Praxedes, "este é um momento único, sonhado e posto como objetivo principal do exercício de 2018 que está sendo alcançado! Estou sem palavras... A emoção me trava demais! Porém, chegar a esse nível foi uma tremenda superação de muitos entraves que ocorreram pelo meio do caminho. Foi resultado de um trabalho árduo, contínuo, exaustivo e cansativo para colocar a governança nos trilhos da excelência. E a história não termina por aqui. Iremos, sim, com fé em Deus, acima de tudo, prosseguir até alcançar o nosso alvo: EXCELÊNCIA na gestão previdenciária de Cabedelo!"
O Ipsemc é o único RPPS paraibano inscrito no Pró-Gestão e o primeiro RPPS municipal a obter avaliação positiva para receber a Certificação, Nível II do Pró-Gestão RPPS. Um grande feito para o nosso instituto.
Por fim, Léa Praxedes expõe seu agradecimento: "Acima de tudo a Deus - Autor da vida e de nossa história por nos proporcionar garra, força, fé, coragem e superação! À memória dos nosso Pai, Pr. João F. Praxedes, e Mãe, Alderina S. Praxedes, pois fazem parte desta vitória! Ao Exmo. Sr. Prefeito, Dr. Vitor Hugo, pois assim que assumiu a Gestão Municipal recepcionou a proposta do Pró-Gestão RPPS que também envolve ações da Prefeitura e deu um show! A todos os servidores do Ipsemc por toda a colaboração ofertada e por suportar os meus estresses, abusos, cobranças e tudo o mais! A todos os Conselheiros Previdenciários Deliberativo e Fiscal por participarem efetivamente da gestão! Mui especialmente ao colaborador Jackson Angelo, o qual teve que se isolar para dar conta de todo o trabalho que lhe foi atribuído nos últimos dois meses. Não foi nada fácil. Nada! Mas, a todos meu muito obrigada! Minha eterna gratidão! A vitória já é nossa!
Jackson Angelo