Pesquisa de satisfação do Ipsemc – resultados do 2º semestre de 2016
Desde 2010, o Ipsemc tem realizado continuamente uma pesquisa de satisfação com seus usuários, a fim de identificar pontos fortes e fracos do instituto. Com base nas informações coletadas, que são feitas de modo anônimo, é possível o Ipsemc aperfeiçoar suas atividades,estrutura e serviços prestados. A participação na pesquisa pode ser feita presencialmente, no prédio no Ipsemc, e também por meio do portal do instituto.
A pesquisa avalia a satisfação com o instituto (Satisfeito - S, Muito Satisfeito - MS, Pouco Satisfeito - PS e Insatisfeito - I) de acordo com os seguintes critérios: agilidade, ambiente físico, cordialidade e qualidade. Os resultados são avaliados pelo Ipsemc que toma as medidas possíveis para se enquadrar nas expectativas dos seus usuários.
No período de julho a dezembro de 2016, a pesquisa de satisfação do Ipsemc obteve os seguintes percentuais:
Cordialidade - 83% (MS), 17% (S);
Agilidade - 70% (MS), 27% (S), 11% (I);
Qualidade – 87% (MS), 3% (I), 3% (PS), 3% (I);
Ambiente Físico – 83% (MS), 14% (S) e 3% (PS).
O quesito cordialidade que envolve atendimento, bom e agradável trato com o público, sempre se destaca por ser um dos mais elogiados pelos usuários. Para Cristiane Felinto, responsável pelo setor de atendimento do Ipsemc, "atendimento é essencial, tanto face a face quanto por e-mail e telefone, e aqui temos como princípio atender da melhor forma possível, prestando atenção a tudo que o usuário quer, busca e precisa".
Léa Praxedes, presidente do Ipsemc, destaca que "o que se tem notado em muitos setores públicos é um atendimento vergonhoso, muitas vezes, o atendente nem olha na cara de quem está sendo atendido, não presta atenção as suas solicitações. É preciso ter consciência que oserviço público é custeado com dinheiro público e temos que prestar, sim, o melhor atendimento às pessoas. Temos que caprichar, dentro das limitações existentes, no desenvolvimento das atividades e prestar serviços com qualidade. Os usuários dos nossos serviços são nossa razão de ser, pois tanto os que contribuem quanto os que se aposentam ou recebem pensão precisam que administremos bem a verba previdenciária, precisam confiar na instituição do Ipsemc. Precisamos mostrar que é possível realizar um trabalho digno, de acordo com as necessidades individuais e coletivas de nossos usuários. Assim, é gratificante quando ouvimos críticas que correspondem ao que temos desenvolvido aqui e nos permitem saber que estamos na direção certa, dentro das nossas possibilidades".
Sobre a pesquisa de satisfação do Ipsemc
A pesquisa de satisfação é um instrumento que mede o nível de satisfação dos usuários dos serviços oferecidos pelo Ipsemc, disponibilizando ainda um canal de comunicação em que eles podem manifestar livremente suas opiniões e expectativas em relação a esses serviços, com total privacidade, pois não precisam se identificar. Os usuários podem participar por meio do Portal do Ipsemc e presencialmente por meio de formulários impressos.
Jackson Angelo