Banco do Brasil promove encontro de Gestores de RPPS na Paraíba
Com o propósito de oferecer capacitação para os RPPS, o Banco do Brasil realizou, no dia 28 de agosto, o Encontro de Gestores do Estado, no Hotel Verde Green, em Manaíra, João Pessoa.
Com uma abordagem clara e dentro de uma didática inequívoca os palestrantes Luiz Felipe Marinho e Marcelo Rebello ambos da BBDTVM (Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários), Brasília/DF, como também Luiz Urbano de Alencar, representante do BB, Rio de Janeiro/RJ, apresentaram temas voltados para práticas de governança tendo como plano de fundo: transparência, ética, equidade e responsabilidade corporativa e social e investimentos, uma questão crucial na gestão dos RPPS.
Esse compartilhamento de conhecimentos e experiência foi muito significativo para todos os presentes, especialmente para aqueles que lutam por uma previdência excelente porque o Banco do Brasil representa uma solidez de mais de 200 anos de existência e possui larga experiência em administração previdenciária.
Léa Praxedes, presidente do Ipsemc, analisa como fundamental o encontro em virtude do momento histórico em que nasce a Associação Paraibana de Regime Próprios de Previdência. Não foi surpresa encontrar toda a Diretoria da ASPREVPB no evento: Lázaro Saraiva Silva - Vice-Presidente e Pres. do Instituto de Bom Jesus/PB, José Batista de Azevedo Filho - Diretor Administrativo-Financeiro e Pres. do Instituto de Jacaráu/PB, Cristiano Henrique S. Souto - Diretor de Política e Legislação Previdenciária e Pres. do Instituto de Santa Rita (PB) e Milton Moreira Raimundo - Secretário Geral e Pres. do Instituto de Soledade (PB).
O encontro promoveu também união, interação e comunicação entre os RPPS da Paraíba, com várias outras representações, facilitando, motivando e despertando uma consciência previdenciária mas proativa em relação à seriedade, compromisso e responsabilidade de cada um frente aos muitos desafios enfrentados no dia a dia. Para isso, nós que fazemos o Ipsemc lutamos e batalhamos para que todos os nossos Conselheiros Previdenciários e Membros do Comitê de Investimentos estivessem presentes no evento. A abordagem macroeconômica abrangeu desde as questões mais básicas que formam os pilares dos RPPS até atingir o mundo complexo dos investimentos, comportamentos voláteis dos mercados, suas tendências e perspectivas.
Como a necessidades de encontros como esse é urgente e premente, resta-nos agradecer ao Banco do Brasil por proporcionar um momento tão especial e altamente produtivo para os RPPS que continuam reivindicando a possibilidade de outros encontros de capacitação uma vez que a ideia principal é de melhoria contínua dos nossos RPPS.
Enfim, é preciso ressaltar o esforço de Daniel Mota e Anna Flávia, esses simpáticos e batalhadores Assessores do Banco do Brasil que muito se dedicaram para a concretização do evento. Nossa gratidão imensa!
Jackson Angelo