1ª Reunião Ordinária do Comitê de Investimentos de 2020
Durante o Exercício de 2019 o Ipsemc, efetuando um trabalho laborioso, realizou diversas mudanças em suas aplicações, sobretudo aumentando a alocação dos recursos no segmento de Renda Variável. E no fechamento do ano, esta política de governança, que é desenvolvida pelo Comitê de Investimentos em conjunto com os Conselhos Previdenciários e a assessoria técnica da Consultoria Crédito e Mercado, foi premiada com um grande resultado: o Ipsemc alcançou 124,47%, ficou acima da Meta Atuarial em 13,18%, uma vez que a meta equivale a 6% da Taxa de Juros pretendida + 4,48% do IPCA = 10,59%.
Quando fazemos uma comparação com o começo de 2018, observamos que a Carteira sofreu ou gozou de uma mudança por completo; saiu de um certo amadorismo com investimentos bem conservadores para um leque maior de Fundos e Instituições Bancárias. Tal diversificação é o que está por trás deste resultado que consideramos excelente em 2019: a equipe previdenciária, a consultoria, os Conselhos, várias Assets trabalhando para o Ipsemc e entregando resultados altamente satisfatórios. Agora estamos já nos reunindo com o COI e Conselhos para que façamos mais mudanças ao longo de 2020, porque a Carteira precisa mudar de acordo com as alterações que o Mercado Financeiro sofrer.
Ao longo dos últimos anos, o Patrimônio Líquido aumentou consideravelmente como fruto de todo o conjunto de trabalhos exaustivos e incansáveis, pois ao assumirmos esta organização tinha apenas 3 milhões em caixa que dava para cobrir possivelmente naquele momento, aproximadamente um ano e meio de pagamentos dos benefícios ali concedidos. Grande foi a batalha para atualização de repasses em atraso, instituição de parcelamentos noutros casos, diversificação da carteira, até que no final de 2019, como havíamos planejado estrategicamente alcançamos a cifra mais de 202 milhões, formando a carteira do instituto.
Não podemos brincar, porque a responsabilidade que reina sobre nós é por demais grandiosa uma vez que lidamos com recursos de terceiros que visam garantir a sustentabilidade dos benefícios concedidos e a conceder, e isso demanda tempo, trabalho, estudo, pesquisa, compromisso, noites insones, dedicação exclusiva, entre outros.
Mediante tudo isto, temos que ir trabalhando incansavelmente e se adaptando a esse estado de mudanças acreditando que tudo dará certo, pois a nossa responsabilidade, o nosso compromisso, o nosso amor nos impõe esse sacrifício. Deus nos abençoe grandemente!
"Acreditar é o segredo para aqueles que querem transformar sonhos em realidade." (David C. Haubert)
Jackson Angelo