Ipsemc comemora Prêmio Boas Práticas de Gestão de RPPS 2011
O Ipsemc comemora mais um importante título para o município de Cabedelo. Em solenidade ocorrida no Hotel Windsor Guanabara, no Rio de janeiro, em novembro de 2011, o Ipsemc conquista a melhor colocação de toda região Nordeste e fica em segundo em todo território nacional do prêmio de Boas Práticas de Gestão Previdenciária. O prêmio possui apoio do Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS) e é concedido anualmente pela Aneprem - Associação Nacional de Entidades de Previdência de Estados e Municípios. A escolha dos vencedores foi feita por uma comissão formada por representantes da Aneprem, da Revista Investidor Institucional/SP e o MPAS/Brasília (DF). O prêmio foi recebido pela presidente do Ipsemc, Léa S. Praxedes, das mãos do Dr. Narlon Gutierre Nogueira, Auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil, Auditor dos RPPS/MPS e membro da Comissão Julgadora do Prêmio.
Para ganhar esse prêmio foi necessário cumprir uma série de exigências, que são pautadas por um alto nível de qualidade, além de travar forte concorrência com os institutos inscritos. Este ano, o Ipsemc atualizou o CRP (Certificado de Regularidade Previdenciária), documento tão importante que é concedido em nome do município e não do instituto. Segundo o próprio MPAS, o CRP atesta “o cumprimento dos critérios e exigências estabelecidos na Lei nº 9.717, de 27 de novembro de 1998, pelo regime próprio de previdência social de um Estado, do Distrito Federal ou de um Município”, ou seja, atesta que o ente federativo segue normas de boa gestão, de forma a assegurar o pagamento dos benefícios previdenciários aos seus segurados.
Além disto, foi preciso ainda investir na política de transparência do Ipsemc. Essa transparência é realizada principalmente pela veiculação de informações de tudo que é realizado e de como os recursos financeiros são investidos pelo Ipsemc. A veiculação se dá por meio de documentos, como a política anual de investimentos (PAI), pelo site institucional e pelos informativos POI e Previpsemc. No site do instituto são disponibilizados as atas de reuniões tanto do Conselho Previdenciário, como do Comitê de Investimentos (COI), Comitê de Controle e Avaliação e Benefícios (COCAB), resultados dos processos licitatórios, relatório de aposentadorias, relatório da carteira de Investimentos, balanço patrimonial, resoluções, entre outros.
O site do Ipsemc foi remodelado e atualizado, procurando cumprir dispositivos legais e padrões da Aneprem, com uma política de privacidade objetiva. Foi aberto ainda o Servidor Online, um canal exclusivo para o servidor (ativo ou inativo), com serviços adequados às suas necessidades de usuário. Embora alguns serviços, específicos para o servidor, já tivessem sido implantados, não estavam reunidos em um só espaço. Assim, os servidores podem consultar contracheque, acompanhar processos da junta médica, consultar leis e informações importantes para sua vida profissional, além de contar com o Programa Preparatório para Aposentadoria (PPA). Todos esses serviços podem ser acessados com total segurança e praticidade.
Os servidores do município de Cabedelo estão de parabéns, pois o seu regime previdenciário é um dos melhores do Brasil, sendo já uma referência em gestão de RPPS, pelo que isso traz uma garantia de que estamos trilhando no caminho certo.
É necessário enfatizar também que o Ipsemc em parceria com o Centro de Convivência do Idoso (CCI) tem desenvolvido atividades e empreendimentos inovadores junto aos seus segurados e pessoas da Terceira Idade. Em novembro, as primeiras turmas do treinamento de informática básica conseguiram concluir com bom aproveitamento o curso, ministrado pelos professores Ítalo Córdula e Manoel Mendes. O curso é voltado especificamente para pessoas da Terceira Idade e procurou conhecer e dar conta de suas necessidades no tocante aos conhecimentos nesta área. O CCI passou a contar ainda com aulas de violão, flauta e canto.
A Ouvidoria do Ipsemc é outro serviço posto à disposição dos servidores e, basicamente, tem como uma de suas principais funções representar o cidadão que a procura, buscando atendê-lo adequadamente, analisando com agilidade e eficiência as demandas por ele apresentadas.
É preciso enfatizar ainda o trabalho que a equipe do Ipsemc tem feito, ou seja, é uma equipe formada por colaboradores dedicados que nos privilegiam em suas escolhas, compartilham conosco crenças, paixões, valores e causas, afinal, eles representam a expressão de que o aperfeiçoamento contínuo transforma tanto indivíduos quanto organizações; aos demais parceiros da sociedade civil e do poder público, conscientes de que nossa união fortalece a rede da vida.
Ao falar sobre o prêmio, Léa S. Praxedes, presidente do Ipsemc, assim expressa sua gratidão: “agradecemos a todos, nossa profunda gratidão por tudo o que alcançamos e iremos celebrar, com a disposição vigorosa de vivermos cada vez mais nossas crenças, paixões e responsabilidades. Elas são as sementes do Ipsemc que nasceu e está crescendo no mundo globalizado e sei que atingirá o patamar com o qual sempre sonhamos. É o Ipsemc valorizando o seu futuro. Portanto, dedico este prêmio a Deus, nosso refúgio e fortaleza; ao prefeito José Francisco Régis, que tem entendido os problemas previdenciários; à minha equipe previdenciária, que comigo carrega esse pesado piano; ao meu Pai, meu Herói João Fernandes Praxedes e à minha Mãe, minha Heroína Alderina Santana Praxedes (ambos em meu coração); à minha família, âncora de minha vida e a todos os servidores públicos municipais. Como não posso dar-lhes todos os tesouros da terra, oferto-lhes este prêmio com toda ternura do meu coração”, finaliza.
Publicado em: 30/11/2011
Jackson Angelo