Ipsemc participa do Seminário Revisando os Portfólios
o dia 28 de junho, o Ipsemc participou do Fórum de Investimentos “Revisando os Portfólios 2011””, promovido pela revista “Investidor Institucional“. O evento foi realizado no Internacional Palace Hotel, bairro de Boa Viagem, Recife/PE. A importância do evento para os RPPS se explica porque a revista é a única publicação brasileira a cobrir o amplo mercado de finanças profissionais, cujo conteúdo abrange os negócios das áreas de fundos de pensão, empresas de previdência aberta, seguradoras, bancos de investimentos, grandes corporações públicas e privadas, entre outros.
O Fórum foi muito proveitoso e uma poderosa ferramenta para auxiliar nas estratégias necessárias para tomadas de decisões complexas frente às nuances dos multimercados, cuja volatilidade tem assustado a todos que têm a grande responsabilidade de gerir recursos de terceiros. O Fórum teve como temas de debate “Cenários macroeconômicos e Meta Atuarial” e “O que esperar das Carteiras no Segundo Semestre”, cujos palestrantes trouxeram enorme contribuição aos RPPS e a todos os presentes.
O Ipsemc tem como uma prioridade fundamental o aprimoramento de instrumentos de gestão para que se possa ter uma governança acertada com a qualidade que o serviço público merece. Desse modo, sempre busca novos horizontes e tem como uma de suas metas redirecionar a carteira de investimentos para o rumo certo, a fim de que se possa atingir a meta atuarial legalmente estabelecida, como também o equilíbrio financeiro e atuarial tão desejado.
Com a chegada do meio do ano se pode verificar o trabalhoso caminho percorrido no Ipsemc, inúmeros desafios vencidos e a vencer, e, apesar de tanto estresse, acredita-se que vale a pena continuar lutando. Para isso são motivados debates e diálogos por todos os meios possíveis, com contínua verificação do desempenho dos investimentos do Ipsemc, pois são dos seus servidores-beneficiários. O Ipsemc procura promover a mudança na alocação desses recursos, tendo-se cuidado com a solvência, a liquidez, a segurança e os riscos, principalmente, face à volatilidade do mercado financeiro.
Diz um certo pensador: “O covarde nunca tenta; o fracassado nunca atinge; o vitorioso nunca desiste”. Com base nessa premissa, o Ipsemc não tem desistido de lutar, de batalhar por aquilo em que acredita. “O futuro previdenciário do servidor está em nossas mãos e isso precisa ser trabalhado de forma responsável, comprometida, transparente, sincera e fiel”, explica Léa Praxedes, presidente do Ipsemc.
Publicado em: 09/06/2011
Jackson Angelo