Resultados da Pesquisa de Satisfação - 1º semestre de 2018
Dentro de sua política de avaliação e aperfeiçoamento, o Ipsemc tem realizado continuamente junto aos seus usuários uma pesquisa de satisfação, tanto presencial por meio de formulários, quanto pela internet, a fim de conhecer como esses usuários veem e o que esperam dos serviços oferecidos pelo instituto. As respostas são organizadas em dados estatísticos, bem como os comentários analisados, porque a partir desta pesquisa, o Ipsemc pode fazer mudanças e ajustes necessários a fim de atender melhor seus usuários. A pesquisa se limita aos seguinte critérios: agilidade, ambiente físico, cordialidade e qualidade.
Os resultados são avaliados a cada semestre, sendo que ora divulgamos os índices obtidos no período de janeiro a junho de 2018, os quais foram os seguintes: O critério de cordialidade compreende educação, gentileza, afeição, bom atendimento e clareza na comunicação e obteve 95% de satisfação, somando-se os critérios satisfeito (31%) e muito satisfeito (64%). A medida de insatisfação ficou com 5%.
Agilidade - corresponde ao tempo para atender os objetivos dos usuários, sejam serviços, solicitações, atendimento na junta médica, entre outros. Obteve 59% para muito satisfeito, 20% para satisfeito, 8% para pouco satisfeito e 8% para insatisfeito.
Qualidade - este quesito analisa se os serviços oferecidos são eficientes para aquilo que se propõem, se realmente funcionam, se todo processo de realização se efetua dentro do esperado, entre outros. Percentuais: 45% para satisfeito e 55% para muito satisfeito.
Ambiente físico – refere-se à infraestrutura, acessibilidade, organização e outras questões ligadas ao prédio-sede do instituto. Percentuais: 12% para satisfeito, 64% para muito satisfeito e 3% para pouco satisfeito.
Sobre os Resultados:
Os resultados foram analisados pela equipe previdenciária sem omissões das informações registradas nos formulários, com anonimato dos participantes. As estatísticas podem variar conforme as circunstâncias da instituição e de acordo com a opinião de cada participante. Esses dados permitem avaliar de modo geral como o Ipsemc é avaliado, visto pelos seus usuários e visitantes. O Ipsemc agradece a todos que no nesse período tem contribuído com esta importante participação na nossa pesquisa de satisfação. Sobre a pesquisa de satisfação do Ipsemc.
A pesquisa de satisfação é um instrumento que mede o nível de satisfação dos usuários dos serviços oferecidos pelo Ipsemc, disponibilizando ainda um canal de comunicação em que eles podem manifestar livremente suas opiniões e expectativas em relação a esses serviços, com total privacidade, pois não precisam se identificar. É realizada a cada semestre pelo instituto, cujos resultados são explicados e apresentados em forma de gráficos estatísticos, sendo publicados no Portal e no Previpsemc. Os usuários podem participar por meio do Portal do e presencialmente por meio de formulários impressos. No momento, são utilizados quatro critérios para avaliação: agilidade, ambiente físico, cordialidade e qualidade. Para cada critério são apontados quatro níveis de satisfação: muito satisfeito, satisfeito, pouco satisfeito e insatisfeito.
Jackson Angelo