Resultados da Pesquisa de Satisfação do 3º trimestre de 2014
No período de 01 de julho a 30 de setembro de 2014 participaram da pesquisa de satisfação do IPSEMC 43 pessoas, tanto pela internet quanto presencialmente, que emitiram sua opinião sobre os serviços e ambiente do IPSEMC. As respostas são coletadas para dados estatísticos, bem como os comentários são analisados e comparados, pois fornecem informações para avaliação do instituto dentro dos critérios definidos na pesquisa, que são: agilidade, ambiente físico, cordialidade e qualidade. Abaixo os resultados da pesquisa para o 3º trimestre de 2014.
Cordialidade
O critério de cordialidade compreende educação, gentileza, afeição, bom atendimento e clareza na comunicação e obteve 95% de satisfação, somando-se os critérios “satisfeito” (18%) e “muito satisfeito” (77%), muito insatisfeito ficou com 5%. O atendimento é sempre o ponto mais forte identificado na pesquisa, recebendo elogios da maioria dos participantes.
Christiane Jaqueline Felinto, Coordenadora Administrativa do IPSEMC, que é responsável pela recepção aos visitantes e usuários e também responde pela Ouvidora do instituto, entende que “todos devem ter consciência do quanto é importante ser bem atendido onde chegamos. Sinto-me muito honrada pelos elogios que recebo, pois me esforço para que todos se sintam seguros, sejam bem informados e se mantenham satisfeitos com o meu trabalho”.
Agilidade
A agilidade obteve os seguintes níveis de satisfação: “muito satisfeito” com 53%, “satisfeito” 40% e “muito insatisfeito” 7%. Nesse aspecto, o tempo de atendimento da junta médica é o fator que gera mais críticas. O IPSEMC tem feito o que é possível para agilizar esse processo, mas é preciso entender que atualmente ainda estão sendo submetidos à avaliação da junta médica os candidatos convocados no último concurso realizado pela Prefeitura de Cabedelo, processo que exige uma série de exames, de modo que se torna naturalmente mais demorado, exigindo paciência e compreensão dos usuários. Do mês de maio ate a presente data, mais de um mil processos foram analisados o que representa uma enorme demanda mesmo porque não podem ser avaliados de qualquer forma mas, sim, com atenção aos detalhes legais exigidos.
A aquisição de um aparelho de TV foi apontada por alguns participantes como um meio para amenizar e proporcionar distração aos usuários enquanto esperam pelo atendimento. O IPSEMC já tem pensado sobre essa aquisição, mas no momento a prioridade é a manutenção do prédio-sede para corrigir infiltrações de água e fazer ajustes estruturais, logo após o pedido será carinhosamente atendido.
Qualidade
A qualidade dos serviços obteve os seguintes índices: “insatisfeito” e “muito insatisfeito” ficaram com 7% cada, “satisfeito” e “muito satisfeito” respectivamente com 44% e 42%. Este quesito analisa se os serviços oferecidos são eficientes para aquilo que se propõem, se realmente funcionam, se todo processo de realização se efetua dentro do esperado, entre outros.
Ambiente Físico
O ambiente físico ficou com 72% para “muito satisfeito”, 23% para “satisfeito” e 5% para “muito insatisfeito” (2 votos). Não houve referências negativas ao ambiente nas respostas, convém, no entanto, falar que há um projeto do IPSEMC para resolver questões de acessibilidade no prédio, que necessita de algumas adaptações, a fim de que pessoas com necessidades especiais tenham acesso apropriado no instituto e que há algumas mudanças e ajustes na estrutura do prédio-sede que estão em vias de concretização.
Sobre os Resultados
Acerca dos resultados da pesquisa, Léa Santana Praxedes, presidente do IPSEMC, afirma: “É nosso dever fazer o que está ao nosso alcance a fim de que a nossa instituição seja uma empresa de qualidade não só pelo que pensam de nós, mas pelo que sabemos e conhecemos dela, com atitudes práticas, com ações coerentes e sustentáveis, prezando pelos princípios jurídicos de uma empresa pública e pelos nossos princípios também. Agradecemos de coração a todos os participantes que aceitaram emitir sua opinião sobre o IPSEMC em nossa pesquisa de satisfação. Isso nos ajuda muito e ouvir opiniões positivas confirmam que nossa vontade de vencer e de dar o nosso melhor tem dado bons frutos, embora nem tudo seja um sonho, por conta das várias nuances, leis e condicionamentos que permeiam um órgão previdenciário. Muito obrigada!”.
Sobre a pesquisa de satisfação do IPSEMC
A Pesquisa de satisfação é um instrumento que mede o nível de satisfação dos usuários dos serviços oferecidos pelo IPSEMC, disponibilizando ainda um canal de comunicação em que eles podem manifestar livremente suas opiniões e expectativas em relação a esses serviços, com total privacidade, pois não precisam se identificar. É realizada a cada trimestre pelo instituto, cujos resultados são explicados e apresentados em forma de gráficos estatísticos e comparativos, sendo publicados no Portal e no Previpsemc. Os usuários podem participar por meio do Portal do IPSEMC e presencialmente por meio de formulários impressos. No momento, são utilizados quatro critérios para avaliação: agilidade, ambiente físico, cordialidade e qualidade.
Para cada critério são apontados quatro níveis de satisfação: muito satisfeito, satisfeito, pouco satisfeito e insatisfeito. Todas as opiniões registradas na pesquisa são avaliadas atentamente pelo instituto, que identifica os pontos fracos e fortes e planeja uma série de ações para melhorar sua qualidade. O mais importante no IPSEMC é preservar os benefícios previdenciários concedidos e a conceder. O restante são detalhes que com o tempo se vai melhorando, aprimorando.
Jackson Angelo