Ipsemc e CCI se reúnem com alunos para divulgar o calendário do Programa de Atividades Integrativas
Na manhã desta quinta (01/03), Vanessa Lena, Coordenadora do Centro de Convivência do Idoso (CCI), apresentou o cronograma e equipe de colaboradores e professores do Programa de Atividades Integrativas, o qual é desenvolvido em parceria com o Ipsemc. Atualmente, estão matriculados cerca de 150 alunos, os quais, pelo critérios do programa, devem ter de 60 anos acima.
Vanessa Lena falou para um público estimado em 80 pessoas, que tiveram oportunidade de emitir suas opiniões e críticas a respeito das atividades como um todo e o que pode ser feito para seu aperfeiçoamento.
Para 2018 estão previstas as seguintes atividades com seus respectivos professores: Educação Física com prof.ª Andréa Pereira; Violão com prof. Adriano Taurino; Terapia em Grupo com a psicóloga Ernúbia Rufino; Dança Regional com prof.ª Sílvia Xavier; Artesanato com a prof. ª Walquíria Araújo; e Hidroginástica com a prof.ª Williane Andrade.
Vanessa Lena explica que esse tipo de diálogo com o público das atividades integrativas é fundamental, porque deixa bem claro como e o que será desenvolvido durante o exercício de 2018, não só as atividades, mas também as festas tradicionais como São João, Natal, entre outras.
SOBRE AS ATIVIDADES INTEGRATIVAS - O Ipsemc desenvolve desde 2005 O Programa de Atividades Integrativas em parceria com o Centro de Convivência do Idoso (CCI), tendo como principal objetivo proporcionar uma melhor qualidade de vida para os indivíduos da Terceira Idade que se matriculam nas atividades, que envolvem desde passeios turísticos e educativos a exercícios físicos, como hidroginástica, postura corporal, dança (moderna e popular), além de aulas de artesanato, tratamento fisioterapêutico, e ainda festejos típicos (Carnaval, Páscoa, Confraternização Natalina etc.), palestras educativas sobre saúde e temas afins, entre outras. Atualmente, há em torno de 150 alunos participando das atividades integrativas do Ipsemc e CCI.
Quem for da Terceira idade e quiser se inscrever, desde que existam vagas porque as mesmas são limitadas, deve procurar a sede do Ipsemc, na rua Juarez Távora, nº 648, de segunda à sexta-feira, no horário das 8h às 14h ou contatar pelo telefone (83) 3228-1434 para obter maiores informações.
SOBRE O CCI - O CCI é uma instituição criada pela Lei 1.529 da Prefeitura Municipal de Cabedelo, com a finalidade de assegurar a execução de políticas de atendimento e defesa dos direitos do idoso prevista na Lei n° 8.842/94 e Lei n° 10.741/03 (Estatuto do Idoso), notadamente o atendimento das necessidades sociais do idoso, estimulando a sua integração junto à família e à comunidade. O seu público-alvo foi definido para pessoas de 60 anos acima. Em parceria com o Ipsemc são desenvolvidas atividades integrativas, que basicamente procuram oferecer terapia ocupacional, assistência à saúde dentro dos parâmetros legais, atividades físicas e culturais e assistência psicossocial.
Jackson Angelo