Homenagem ao Dia Mundial da Agua
Hoje, é comemorado o Dia Mundial da Água e muito mais especialmente porque 2013 foi estabelecido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) como o Ano Internacional de Cooperação pela Água. A data foi definida pela ONU (Organização das Nações Unidas) para ser festejado em 22 de março de 1992, com o objetivo de promover a discussão em toda sociedade sobre as questões ligadas à água. Entre essas questões podem ser destacadas:
- De que modo o estado e os municípios têm provido água para população? Essa água está em condições satisfatórias para consumo?
- Qual a qualidade da água fornecida pela companhia de abastecimento de água?
- Como a água tem sido utilizada pelas pessoas e por você? Esse uso evita ou contribui com o desperdício de água?
Os países convidados a adotar esta data foram incentivados a realizar atividades concretas para sensibilizar a conscientização pública, isto é pode ser feito por meio de passeios, caminhadas, palestras, seminários, programas de televisão, distribuição de folhetos etc. Nestes meios de conscientização o tema tem que prezar pela preservação do meio ambiente e o uso racional e consciente dos recursos hídricos.
O Ipsemc, dentro de sua política de sustentabilidade, acredita que esse dia é uma ótima oportunidade para refletir sobre essas questões. No instituto o uso da água é feito de modo racional, evitando o desperdício. Sem a água a vida em sociedade não seria da forma que a conhecemos. Imagine um hospital funcionar sem água. Imagine não ter água para tomar banho, para lavar as mãos, lavar o carro, a casa, as louças, para se refrescar em uma piscina. Pois, de toda água existente no mundo apenas 0,008% dela é potável, isto é, própria para consumo humano, portanto é um recurso de grande escassez, que deve ser utilizado de modo consciente.
Algumas ações simples podem ser adotadas para evitar o desperdício de água: deixar a torneira desligada enquanto realiza atividades quotidianas, como lavar as louças e/ou outros itens (se não comprometer o ato de lavagem), escovar dentes; ficar menos tempo debaixo do chuveiro; não jogar lixo nos rios, lagos, lagoas, mares; captar água da chuva para uso em casa; divulgar ideias ecológicas entre amigos, familiares etc.
É importante que se reflita também sobre o fornecimento e a qualidade da água consumida pela população. Segundo dados da ONU, cerca de 3,5 milhões de pessoas em todo o mundo morrem de doenças relacionadas com água poluída ou não tratada, sendo que 84% deste total são crianças, de modo que a cada 20 segundos uma criança morre de uma doença relacionada com a água. Quanto ao fornecimento de água, sabe-se que quase 1 bilhão de pessoas no mundo ainda não têm acesso à água potável e 2,5 bilhões de pessoas ainda não conta com saneamento adequado. Imagine como deve ser difícil e perigosa a vida dessas pessoas.
Por isso, valorize a água que você possui e que passa pelas suas torneiras. Evite o desperdício e divulgue ideias sobre a consciência em relação ao consumo de água.
Publicada em 22/03/2013
Jackson Angelo