Reunião para avaliação de Planejamento Estrtatégico e Gestão
Na manhã do dia 30/08 (quinta-feira), a Presidente do Ipsemc, Léa Santana Praxedes, reuniu a equipe de servidores do Ipsemc para discutir, avaliar e atualizar as informações sobre as metas e objetivos definidos no Planejamento Estratégico (PE) 2018-2023, bem como as novas oportunidades de negócio e qualidade nos serviços. Os servidores, de acordo com o modelo de gestão participativa adotado no instituto, tiveram a liberdade necessária para expressar suas opiniões e apresentar sugestões para um melhor desempenho das atividades e serviços prestados pelo Ipsemc, além de apontar, descrever e propor soluções para os problemas que comumente aparecem na execução dos passos do PE.
Na ocasião também Léa Praxedes comunicou oficialmente seu novo mandato, cujo exercício está definido para 1º de janeiro de 2019 até 31 de dezembro de 2022. Léa Praxedes foi indicada para Presidente do Ipsemc pelo Exmo. Prefeito Victor Hugo Castelliano com aprovação da egrégia Câmara Municipal de Cabedelo, conforme legislação pertinente. A presidente falou ainda sobre o "árduo e longo caminho percorrido no atual mandato (2014 a 2017), em que o CRP (Certificado de Regularidade Previdenciária) e questões de forte impacto financeiro, contábil e atuarial demandaram muitos estudos, diálogos e esforço até atingir uma situação mais estável e regular". Pode-se dizer que a atual gestão e toda a Câmara em muito nos ouviram e se esforçam para compreender a complexidade da questão previdenciária do município, pelo que nos reunimos por várias vezes a fim de que todos os problemas que ainda estavam pendentes no DRAA, CRP, equilíbrio atuarial, Compensação Previdenciária, entre outros, fossem devidamente explicados e resolvidos mesmo porque a previdência requer cuidados especiais em todos os sentidos.
Diante disto, explica Léa Praxedes, "devemos agradecer imensamente essa nova oportunidade que nos foi dada, a fim de fazer mais e melhor em prol do nosso RPPS (Regime Próprio de Previdência Social), que é o Ipsemc, para retribuir com trabalho, seriedade, honestidade e profissionalismo a confiança que em nosso trabalho foi depositada".
Na reunião ficou acordado que um documento do PE "Acompanhamento das Ações" contendo todas as metas e objetivos de execução por setor será entregue a quem deve acompanhar a sua parte, a fim de cada um deles tenha noção e avalie os pontos que estão sendo cumpridos e os que precisam de uma maior atenção e agilização.
Sobre Planejamento Estratégico (PE)
O PE é uma ferramenta de gestão, em que após análise de pontos negativos e positivos de diversos aspectos corporativos (infraestrutura, consumo, gastos, pontualidade, atendimento, agilidade, qualificação, aplicativos e sistemas utilizados nos serviços, relações interpessoais, qualidade geral dos serviços, entre muitos outros), o órgão define melhorias além de aperfeiçoamento de metas e objetivos tanto contínuos quanto novos ou esporádicos. Ele é fruto de muitos estudos e discussões em tantas reuniões anuais quanto forem necessárias. O PE do Ipsemc está dividido em 4 grandes estratégias que serão executadas por meio do plano de ações correspondente.
Jackson Angelo