Dia da Terra 2021
Queremos lembrar a todos hoje (22/04) sobre o dia Internacional da Terra. O Google, em seu logotipo diário (Doodle), compartilhou hoje um vídeo retratando a importância do compartilhamento da ideia de plantar arvores pelos diversos povos do planeta. Isto é, fazer um mundo melhor através do fazer, do pensar, do cultivar coletivamente, porque nenhum país ou sociedade sozinha pode enfrentar as questões ambientais isoladamente. O Google esclarece que o "Doodle anual do Dia da Terra deste ano destaca como todos podem plantar a semente para um futuro mais brilhante – uma muda de cada vez". A questão ambiental é muito ampla e precisa ser lembrada e abraçada por todos.
O dia da Terra começa, por exemplo, na forma como você administra o lixo doméstico e lida com o lixo urbano. Ontem mesmo (21/04), nós de Cabedelo pudemos ver nos noticiários locais sobre a enorme quantidade de lixo doméstico que invadiu a orla do nosso estado, que também constitui uma imagem clara do respeito que muitos ainda não têm ou não podem, não sabem como ter pela vida no planeta. Uns tiraram fotos, outros levantaram as mãos e foram limpar as praias. É importante que muito sejam conscientes e se mobilizem, contudo, o ideal é que este tipo de situação seja medido, avaliado e impedido em sua raiz e isso exige conscientização por parte de todos. A Prefeitura de Cabedelo junto com a comunidade tem registrado o fato e as ações de enfrentamento com mutirão de limpeza, mas é fundamental também que as populações de forma geral recolham o lixo de modo adequado e busquem soluções em sintonia com o poder público.
O conhecido canal de tecnologia tecmundo destaca neste dia questões ligadas ao aquecimento global e as iniciativas a nível nacional e global para enfrentamento dos problemas ambientais e sustentabilidade. Diversos canais de notícias destacaram que pela primeira vez o evento global com participação de inúmeros governantes e entidades internacionais será realizado totalmente online por conta da atual pandemia de Covid-19. Do Brasil se espera que seus líderes estejam atentos para a ocorrência de desmatamento ilegal. A live com a cimeira dos líderes globais para o Dia da Terra pode ser assistida ao vivo no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=kICYfJ0qdrE).
O Globo online enfatiza que “Pensar na Terra parece algo simples, mas na verdade é complexo. Afinal, apesar de ser um único planeta, ele é plural, composto por vários e diferentes organismos. É uma vida que pulsa a partir de muitas outras vidas, mas, infelizmente, na grande maioria das vezes, nos esquecemos disso”. E convida todos à conscientização e prestarmos nossa contribuição para de algum modo contribuir com a perpetuação da vida no planeta.
O TSE (Supremo Tribunal Eleitoral) destaca em seu portal a importância do debate e da implantação de ações práticas para minimizar os efeitos da atividade trópica sobre o meio ambiente, como adoção de uma política de sustentabilidade para embasar, como no caso da instituição, padrões de compra, consumo e gestão de documentos dos órgãos da Justiça Eleitoral.
O PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente constitui a principal autoridade ambiental global que determina a agenda internacional sobre o meio ambiente e tem destacado em seus noticiários que a destruição de áreas naturais facilita o surgimento de doenças zoonóticas (“provocadas por animais”), alertando para o fato de que 60% das infecções humanas são de origem animal, citando, por exemplo, a própria Covid-19.
O Ipsemc tem adotado há alguns anos uma série de ações sustentáveis como forma de dar sua contribuição ao dia da Terra, como sua política de sustentabilidade, que inclui princípios de economicidade e sustentabilidade, dentre outros. E os valores contidos nesta política têm sido continuamente lembrados e postos em prática nos eventos e reuniões setoriais do instituto.
História (resumida) do Dia Internacional da Mãe Terra
O Dia Internacional da Mãe Terra foi oficialmente definido pela ONU em 2009, mas sua criação remonta algumas décadas antes. Em 1970, por meio de protestos ambientais encabeçados pelo senador e ativista ambiental americano Gaylord Nelson (1916-2005), do estado de Wisconsin, foi decretado o dia 22 de abril como o Dia da Terra, com o objetivo de motivar e conscientizar os americanos sobre a proteção do meio ambiente. Entre os temas alertados figuravam poluição, depredação do ambiente, desmatamento, efeito estufa, dentre outros. O evento se estendeu por cerca de 8 meses e constitui um marco da história da ecologia, que inspirou e impulsionou diversos eventos sobre as questões ambientais ao redor do mundo, como a Conferência de Estocolmo (1972) e ainda posteriormente no evento Rio-92, quando foi criada a Carta da Terra, documento ratificado pela Unesco em 2000.
Jackson Angelo