Homenagem do IPSEMC ao Dia Nacional dos Aposentados
Hoje é o dia Nacional do Aposentado. Por isso, o IPSEMC por meio de toda sua equipe presta uma singela homenagem a todos os aposentados, em especial aos do nosso instituto, pela passagem da data. Esta que é uma das datas mais diferenciadas que existe, pois representa uma condição amparada por vasta legislação a que todo brasileiro tem direito e que, dizemos isso com esperança e fé, todos chegarão na hora certa, seja na Terceira Idade ou não, com a segurança do pagamento dos seus proventos previdenciários.
A data foi criada pela Lei 6.926 de 1.981 e tem como objetivo lembrar e comemorar a Ley Eloy Chaves, que em 24 de janeiro de 1923, criou a Caixa de Aposentadoria e Pensão para os empregados das empresas privadas das estradas de ferro, dando origem à Previdência.
O IPSEMC e toda sociedade deve reconhecer que o Brasil é feito pelos que trabalham e contribuem para o funcionamento do país. Então, em sua maioria os aposentados representam uma parcela da população que deu sua contribuição física, mental, espiritual, existencial, isto é, se doou de todas as formas para o cumprimento de suas obrigações e, apesar de todos os problemas, para manter o país funcionando e produzindo riquezas.
É preciso entender e reconhecer ainda que todos são importantes independente de sua função, tanto os que laboram quanto os que já laboraram. Os trabalhadores que são ativos hoje estão percorrendo um caminho antes já percorrido por outros trabalhadores, assim podem aproveitar seus ensinamentos e conquistas. Os que se aposentaram deixam então de contribuir para a previdência para ser beneficiados por ela, principalmente quando chega o momento de um merecido descanso já na Terceira Idade período no qual a maior parte dos trabalhadores se aposenta.
Os aposentados constituem ainda uma importante parcela da população que movimenta a economia do país, sendo que os valores pagos em previdência na maioria dos municípios brasileiros ultrapassam até o Fundo de Participação e a arrecadação municipal respectivamente, conforme dados do Tesouro Nacional e do Ministério da Previdência.
Mas nem tudo são flores, conforme dados divulgados pelo Datafolha, em termos econômicos, apenas 2% dos idosos pertencem à classe A, mesmo percentual da população em geral, enquanto 40% estão nas classes D e E. Ainda segundo o Datafolha, 79% não têm carro, 72% não têm plano de saúde e 63% não têm telefone celular. Menos da metade (48%) vive em lares onde a renda familiar não ultrapassa dois salários mínimos.
Parabéns, um abraço e um beijo no coração da equipe previdenciária do IPSEMC sempre valorizando seus beneficiários!
Jackson Angelo