Qualificação: Ipsemc presente no curso “Gestão do RPPS com suporte da Contabilidade”
Nos dias 17 e 17 de outubro de 2017, a Associação Paraibana de Regimes Próprios de Previdência – ASPREVPB realizou mais uma Atividade Técnica em prol dos RPPS, desta feita o curso "GESTÃO DO REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RPPS COM SUPORTE DA CONTABILIDADE", ou seja, utilizando a contabilidade como ferramenta de gestão, tendo como instrutor o Dr. Otoni Gonçalves Guimarães. O Ipsemc enviou uma equipe formada por servidores e membros dos Conselhos Previdenciários (Camprev e Confiprev) e do Comitê de Investimentos (COI).
O curso foi realizado no TCE-PB, no Auditório Ariano Suassuna da ECOSIL, para um público de duzentos inscritos que, deixando suas zonas de conforto, vieram aproveitar a grande oportunidade para se preparar para os novos desafios e as grandes mudanças que ocorrerão já a partir deste ano, sendo necessário quebrar velhos paradigmas para que haja a devida implantação das novas ferramentas de gestão com vistas à busca de sustentabilidade para a previdência própria.
O curso teve como objetivo proporcionar aos participantes a oportunidade de compreender a Contabilidade Pública Nacional e em especial a aplicada à Gestão dos RPPS a partir dos fundamentos constitucionais, legais e normativos destes e da Contabilidade, as ferramentas e mecanismos de registro e controle dos atos e fatos administrativos como instrumentos de gestão e sustentabilidade do RPPS, bem como promover a discussão e compreensão das obrigações dos RPPS quanto ao PASEP, à luz da legislação na interpretação trazida pela Solução de Consulta Cosit n° 278/2017.
Nos dois dias teve-se a oportunidade de abordar as expectativas dos participantes, retirada de dúvidas e as possibilidades de maximização do retorno dos investimentos dos Regimes Próprios com a utilização extrema das ferramentas de que dispõe nos termos da legislação pertinente a fim de que haja o devido planejamento para as mudanças que certamente virão com a nova resolução do Conselho Monetário Nacional, com os novos sistemas a serem implementados, cujas plataformas precisam ser alimentadas e testadas no preparo para a execução definitiva dentro do cronograma traçado nacionalmente para o próximo ano de 2018.
Agradecemos à toda a Diretoria da ASPREVPB pelo empenho e ao TCE/PB na pessoa de seu Presidente, Dr. André Carlo, à Auditora Fabiana e toda à turma maravilhosa da ECOSIL pela parceria e por todo o apoio dado à ASPREVPB e aos participantes visando à realização deste curso!
Todas as informações estão disponibilizadas no Portal da ASPREVPB: www.asprevpb.org.br.
Jackson Angelo