APROVADA A POLÍTICA ANUAL DE INVESTIMENTOS 2017 DO IPSEMC
No dia 13 de dezembro, o Conselho Administrativo Municipal de Previdência (Camprev) e o Conselho Fiscal Municipal de Previdência (Confiprev) se reuniram para deliberarem sobre a Política Anual de Investimento do Ipsemc (PAI) para o Exercício de 2017.
Em atendimento à Resolução do Conselho Monetário Nacional nº 3.922/10 e à legislação pertinente, a sessão extraordinária dos Conselhos Administrativo e Fiscal ocorreu com a participação do Comitê de Investimentos – que já havia se reunido para elaboração e debate no preparo da PAI – para tratar sobre o teto das normas vigentes definindo o caminho a ser seguido pelo IPSEMC no trato com os investimentos previdenciários. O objetivo é fazer com que os mesmos possam ser conduzidos de modo efetivo e eficiente para atingimento – com responsabilidade – da meta atuarial que, em nosso caso, é IPCA mais 6%, portanto, significativamente alta. A PAI é um instrumento de gestão que tem como objetivo estabelecer as diretrizes das aplicações dos recursos garantidores dos pagamentos dos segurados e beneficiários do regime tanto os concedidos quanto a conceder, tendo sempre presentes os princípios da boa governança, da segurança, rentabilidade, solvência, liquidez e transparência.
Para que isto ocorra, é necessário continuar buscando alocar os investimentos em instituições que possuam as seguintes características: solidez patrimonial, experiência positiva no exercício da atividade de administração de grandes volumes de recursos e em ativos com adequada relação entre risco e retorno a fim de que o resultado seja eficaz.
A Política Anual de Investimentos aprovada faz um panorama do cenário econômico nacional e internacional para 2017 e também evidencia as ocorrências no mercado financeiro a fim de prever o que poderá ser feito, mesmo sabendo que a qualquer momento pode haver necessidade de redirecionamento em virtude dos eventos inesperados.
A PAI define que caberá ao Comitê de Investimentos acompanhar a efetiva aplicação dos seus dispositivos, produzindo relatórios a serem colocados à disposição do Ministério da Fazenda, do Ministério do Trabalho e Previdência Social, do Tribunal de Contas do Estado, dos Conselhos Administrativo e Fiscal do Ipsemc, como também fica à disposição de todos os segurados no portal no instituto a fim de que seja devidamente acompanhada, pois é enorme nossa responsabilidade com os recursos garantidores das aposentadorias e pensões previstas sob a responsabilidade do instituto.
Só anelamos que DEUS esteja à nossa frente a fim de que possamos conduzir com eficiência, transparência, ética, responsabilidade, compromisso, fidelidade e amor a fim de que atinjamos os objetivos propostos.
Jackson Angelo