Ipsemc participa do 45º Congresso Nacional da Abipem
O Ipsemc participou do 45º Congresso Nacional de Previdência, evento promovido pela Abipem (Associação Brasileira de Previdência Estadual e Municipal), realizado em Fortaleza/CE, no período de 6 a 8 de julho. O Congresso é um dos mais importantes do país na área previdenciária e este ano contou com a participação do Ministro da Previdência Social, senador Garibaldi Alves Filho, que falou sobre o Congresso Nacional e sua importância para o país. Foram promovidos concomitantemente ao evento o I Congresso Nacional de Pesquisa Previdenciária e o I Fórum de Incentivo a Instituições de RPPS.
O 45º Congresso teve como objetivo fundamental promover debates entre seus participantes sobre a implantação e o fortalecimento dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). Esta edição, segundo informações da Abipem, reuniu mais de 1.400 participantes, oriundos de todo país, bem como de representantes de Angola, Argentina, Colômbia e Peru, que falaram sobre as experiências vividas na área previdenciária em seus países.
Entre os temas abordados no Congresso podem ser destacados: fortalecimento e Consolidação dos RPPS; Proposta de Normatização da Perícia Médica dos RPPS, Atualidades na Concessão dos Benefícios Previdenciários; Planificação Contábil e os Demonstrativos de Investimentos; Experiências Internacionais na Gestão da Previdência, Sustentabilidade dos Regimes Próprios de Previdência, entre outros. De modo geral, segundo Léa Praxedes, presidente do Ipsemc, foram debatidos muitos assuntos importantes para a área previdenciária, o que evidencia a complexidade de informações e questões que se devem dominar, a fim de dar conta das inúmeras responsabilidades e obrigações que possui um RPPS.
Léa Praxedes ainda afirma que o “Congresso da Abipem foi muito proveitoso com vistas à melhoria da Gestão Previdenciária que ora passa por enormes transformações, fiscalizações, exigências e apertos em geral, visando também à excelência desse serviço, o qual necessita de muito cuidado, muito carinho e esforço redobrado de seus gestores, responsáveis pelos benefícios de aposentadoria e pensão dos servidores públicos concedidos e a conceder”.
Publicado em: 09/07/2011
Jackson Angelo